Dia de Nossa Senhora das Neves



O dia de Nossa Senhora das Neves é comemorado com muito fervor no Estado da Paraíba, já que ela é uma santa de grande devoção para o seu povo.

Muitas pessoas locais relatam já terem recebido muitas graças oriundas de sua intercessão e por isso nutrem por ela um profundo carinho, o que levou à instituição dessa data comemorativa que todos os anos é relembrada no calendário do Estado no dia 05 de agosto com muita fé e espírito de piedade.

Dia de Nossa Senhora das Neves
Dia de Nossa Senhora das Neves
A essa devoção também se deve um título de honra concedido à Virgem das Neves, que é o posto de padroeira da cidade de João Pessoa, capital do estado paraibano.

Saiba mais sobre a homenagem a João Pessoa

Além disso, ela também é invocada pelos devotos como a padroeira de todos os alpinistas, estes também apresentando inúmeros relatos de situações difíceis pelas quais passaram e que sobreviveram com a sua intercessão.

É por esses e muitos outros motivos que hoje queremos falar sobre essa data comemorativa coberta de fé e devoção, que marca profundamente a vida dos habitantes de João Pessoa e de todo o Estado da Paraíba.

Veja também o Calendário da Paraíba

Santa Maria Maior

A Igreja Católica, a qual tem propagado por muitos séculos a devoção a Nossa Senhora das Neves, também deu a ela um outro título, que é o de Santa Maria Maior.

Por isso o dia de Nossa Senhora das Neves é também conhecido como o dia de Santa Maria Maior, sendo esta a mesma devoção.

Esse tipo de situação é muito comum na devoção à Mãe de Jesus em geral, pois ela é uma única santa que recebe diversos nomes de acordo com a história de sua aparição, milagres operados, local de surgimento da devoção, etc.

Trata-se de um antigo costume que a Igreja vem desenvolvendo ao longo dos anos e que se fortaleceu no campo da religiosidade popular.

A origem da devoção

Para explicar a devoção e o por que de se comemorar o dia de Nossa Senhora das Neves a Igreja propagou a sua história, que é fonte de feitos fantásticos e de um milagre.

Conta-se que no ano 352 um casal de idosos romanos muito ricos e sem filhos suplicaram a Nossa Senhora que os orientasse sobre o que deveriam fazer com suas posses, tendo ela falado com eles através de um sonho.

Nesse evento ela teria dito que eles deveriam construir uma Basílica na Colina de Roma, sendo que esta apareceria coberta de neve no dia seguinte à sua construção.

O casal obedeceu e assim o fez, terminando a construção no verão. E eis que a promessa da Virgem se cumpre e em pleno verão teria nevado e a Basílica de fato amanheceu coberta de neve. Daí o título de Nossa Senhora das “Neves”.

Como esses fatos ocorreram na madrugada do dia 04 para 05 de agosto de 352, o dia 05 de agosto ficou consagrado historicamente como o dia de Nossa Senhora das Neves.

Leia também mais datas comemorativas do calendário de agosto

O sonho Papal

Conta ainda a história que algum temo depois o Papa Libério teve o mesmo sonho que o casal de idosos de Roma e por isso mandou construir um grande templo em honra a Nossa Senhora das Neves no mesmo local, tornando assim ainda mais forte o poder da devoção em todo o mundo.

Não se trata de uma data comemorativa apenas para a Paraíba

Apesar de o dia de Nossa Senhora das Neves ser lembrado com grande fervor pelo povo paraibano, essa não é uma data comemorativa apenas para ele.

Sendo uma devoção católica, é natural que pessoas em todo o mundo desenvolvam o costume de comemorar essa data com enorme carinho, especialmente aquelas pessoas que afirmam ter recebido graças por intermédio da santa.

Logo, essa é uma data comemorativa de todos os devotos espelhados pelo mundo e não apenas de um grupo de pessoas do Estado da Paraíba, o que abrilhanta ainda mais a comemoração dessa data, tornando-a mais completa e feliz.

Nesse dia queremos nos unir ao coro de fé do povo paraibano e agradecer à sua padroeira pelas bênçãos e graças derramadas sobre o Estado.
TUDO SOBRE:

Comentários