Não foi um processo fácil de se concretizar porque muitos interesses escusos ainda ligavam o Maranhão à Coroa Portuguesa, mas não foi possível conter o movimento que se desenhou e que iremos explicar detalhadamente agora.
![]() |
Dia da adesão do Maranhão à Independência |
- O dia da adesão do Maranhão à Independência é comemorado em 28 de julho.
Venha com a gente e descubra todos os fatos que levaram à instauração do Dia da adesão do Maranhão à Independência do Brasil!Sobre o Estado do Maranhão
O Maranhão é um estado do nordeste do Brasil. Para o norte encontra-se o Oceano Atlântico. O Maranhão é vizinho dos estados do Piauí, Tocantins e Pará (sentido horário) .O povo maranhense tem um sotaque diferenciado dentro do dialeto comum nordestino. O Maranhão é descrito em livros como o País das Palmeiras por Gonçalves Dias e a Casa de Pensão por Aluízio Azevedo.
As dunas de Lençóis são uma importante área de preservação ambiental. Também de interesse é a capital do estado, a cidade de São Luiz, designada como Patrimônio Mundial da Unesco.
Outra importante área de conservação é o delta do Rio Parnaíba, entre os estados do Maranhão e Piauí, com suas lagoas, dunas desérticas e praias desertas ou ilhas, como a ilha do Caju, que abrigava aves raras.
As elites maranhenses não queriam a adesão...
Todos sabemos que houve uma grande batalha entre portugueses e brasileiros (ou amantes do Brasil) para que o processo de Independência se consolidasse em 07 de setembro de 1822.De fato era muito difícil romper os vínculos com Portugal porque haviam pessoas em toda a Colônia que mantinham excelentes relações (de todas as ordens que se possa imaginar) com a Coroa Portuguesa. Ou seja, não se tratava somente de possuir vontade de se tornar livre, mas especialmente de se ter condições de fazê-lo garantindo as conquistas e os direitos de cada um.
Esses foram os motivos apresentados pelos membros da elite maranhense que se manifestaram contrários à adesão do Maranhão à Independência do Brasil.
Suas relações com Portugal eram tão fortes e rentáveis que eles não queriam se render a isso e como tinham muito poder na sociedade conseguiram barrar esse processo por quase um ano após a proclamação da Independência por Dom Pedro I.
Uma guerra se desencadeia
É fato que, conforme citamos anteriormente, estava muito difícil para o Maranhão proceder a adesão à Independência do Brasil. E isso só se fez depois do desencadear de uma guerra entre aqueles que eram a favor e os que eram contrários à ideia.Depois de muitas conversas e tentativas democráticas de se conseguir essa adesão e não obtendo sucesso, o Imperador decidiu então forçar a Capitania a se render ao seu domínio.
Não somente para forçar o Maranhão, mas também todas as Capitanias que resistiam em aderir à Independência, Dom Pedro I mandou que as tropas militares viajassem por todo o território exigindo que essa adesão se fizesse de pronto.
Com o Maranhão a ofensiva chegou por mar, na cidade de São Luis. Os militares chegaram de surpresa e bloquearam toda a cidade, ameaçando bombardeá-la e destruí-la por completo.
Esses eventos se deram na mesma época da Batalha do Jenipapo, o que fez com que não somente o Maranhão ficasse em evidência nesse período.
Sem forças para lutar contra as poderosas tropas do Império, ao Maranhão nada mais restou além de acatar a Independência e se unir ao Brasil.
Isso se deu em 28 de julho de 1823, quase um ano depois da Proclamação da Independência do Brasil. Foi por isso que acostumou-se a se comemorar nessa data o Dia da adesão do Maranhão à Independência do Brasil.
E nossa equipe quer se unir ao povo maranhense e comemorar com muita alegria essa data comemorativa que é a o Dia da adesão do Maranhão à Independência do Brasil! Felizmente sabemos que o estado e todo o país ganharam muito com essa atitude que enriqueceu ainda mais a nossa pátria amada!