Dia dos Namorados



O Dia dos Namorados, embora não seja feriado no Brasil, é uma das mais significantes datas comemorativas do nosso calendário civil, pois costuma “mexer” com as emoções e com os corações de quem está vivendo uma grande paixão.

Por isso decidimos falar sobre o assunto, a fim de lhe explicar em detalhes tudo o que envolve essa data tão mágica para o nosso povo e também para diversas nações em todo o mundo.

Dia dos Namorados
Dia dos Namorados

Como surgiu o Dia dos Namorados

Inicialmente queremos afirmar que essa data é comemorada praticamente em todo o mundo, mas não na mesma data. No Brasil, por exemplo, a comemoração se dá em 12 de junho e em outros locais se dá no dia 14 de fevereiro.

A data de 14 de fevereiro se deve à memória de São Valentim, um bispo católico que, conta-se, afrontou uma determinação do rei que ordenara que seus soldados não se casassem.

Convicto de que o casamento era um dom de Deus, são Valentim celebrava os casamentos escondido do monarca, mas foi descoberto e condenado à morte, o que se concretizou no dia 14 de fevereiro de 274.

Antes, porém, conta a lenda que durante o tempo em que esteve preso ele se apaixonou pela filha de seu carcereiro, tendo, antes de morrer, deixado para ela um bilhete de amor assinando como “seu Valentino”.

O que é o Dia dos Namorados na Contemporaneidade?

 Enquanto o Dia dos Namorados é celebrado na maioria dos países, diferentes culturas desenvolveram suas próprias tradições para este festival.

Em algumas partes do mundo, o Dia dos Namorados é observado como um dia para expressar amor entre familiares e amigos, ao invés de casais românticos.

Algumas tradições incluem deixar pirulitos e presentes para crianças e outras incluem atos de apreciação entre amigos.

Veja outras datas do calendário de junho

O Dia dos Namorados é mais comumente associado ao amor romântico, com milhões de cartões do Dia dos Namorados sendo trocados a cada ano.

Presentes de flores ou uma única rosa vermelha são enviados com mensagens românticas para os entes queridos e os casais passam um tempo especial juntos.

Muitos casais optam por celebrar o Dia dos Namorados com um jantar, um piquenique ou uma refeição caseira especial. Muitos restaurantes oferecem promoções no jantar do Dia dos Namorados e comida é muitas vezes apresentada com símbolos de amor como corações e flores.

Outra atividade popular do Dia dos Namorados é entrar em um hotel de luxo em um local bonito, permitindo que um casal fique longe de tudo e aproveite um tempo de qualidade juntos.

Propostas de casamento também são populares no Dia dos Namorados, e muitas vezes é escolhido como o dia perfeito para expressar seu amor e compromisso.

Algumas propostas de casamento são entregues de forma muito criativa, como depois de subir ao topo de uma montanha ou postar uma mensagem em um outdoor.

Seja qual for o método, as propostas de casamento feitas no Dia dos Namorados são geralmente românticas e memoráveis.

Símbolos do Dia dos Namorados

A prática de enviar mensagens de amor se desenvolveu em pessoas enviando cartões especiais expressando seu afeto. Esses cartões eram lindas criações feitas à mão pelo remetente e projetadas individualmente para mostrar o quanto eles amavam o destinatário.

Cartões geralmente contêm versos sentimentais, proclamando a beleza do receptor e o quanto eles eram amados.

Os cartões do Dia dos Namorados foram decorados com fotos de cupido, corações e flores e enfeitados com rendas e fitas. Essas imagens ainda são usadas hoje para simbolizar o amor e são reconhecidas em todo o mundo.

Parabéns a todos os namorados!

Nesse dia festivo do nosso calendário civil, procure comemorar com a pessoa que você ama fazendo uma viagem, um passeio, um jantar romântico ou qualquer programação que lhes leve a comemorar com carinho esse dia.

Outras datas comemorativas

TUDO SOBRE:

Comentários