Dia Nacional da Alfabetização



Comemora anualmente no Brasil no dia 14 de Novembro, o Dia Nacional da Alfabetização é um dia para se celebrar um dos maiores feitos da educação brasileira, que é o processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos que ainda não estão inseridos no “mundo das letras”.

Dia Nacional da Alfabetização
Dia Nacional da Alfabetização
A alfabetização é a porta de entrada de qualquer tipo de desenvolvimento educacional, pois é fato que é impossível se desenvolver uma educação de qualidade com pessoas ainda não alfabetizadas, que serão incapazes de ler, escrever e contar.

Por isso comemorar esse dia é de suma importância, pois dessa maneira temos certeza de que estamos dando honras a algo que é realmente de fundamental importância para a sociedade.

Alfabetização em todas as Vertentes de Ensino

A pessoa quando está em processo de alfabetização deve passar por ele de maneira interdisciplinar, isto é, ser alfabetizada em todas as vertentes educacionais. Sem isso dificilmente se obterá sucesso com essa iniciativa.

Veja também o dia Nacional da Língua Portuguesa

Mas não é somente de alegrias que se faz a comemoração desse dia, já que o Brasil é um país que historicamente não investe o suficiente e nem proporciona boas condições de ensino e aprendizagem para quem alfabetiza e também para quem é alfabetizado.

Por isso o Dia Nacional da Alfabetização é também um momento de reflexão, em que a sociedade é chamada a refletir sobre a situação atual da educação e se unir na luta por um serviço de mais qualidade.

Veja outras datas comemorativas do calendário de novembro

Dia Nacional da Alfabetização na Escola

Para melhor desenvolvimento do processo de alfabetização é importante que nesse dia a família e a comunidade escolar façam atividades juntas, de forma que despertem nos alfabetizandos o apreço pela oportunidade que está tendo em sua vida. Esperamos que essa seja a realidade em todas as escolas brasileiras.

Viva o Dia Nacional da Alfabetização!

 Leia também o Calendário de Santa Catarina
TUDO SOBRE:

Comentários