Pessoas de todos os lugares do planeta, atraídas pela alegria contagiante dos brasileiros, costumam vir para o país à busca de mais diversão e da possibilidade de conhecer mais sobre essa festa que costuma parar (literalmente) o país.
![]() |
Carnaval - Rio, Bahia e Pernambuco |
- Carnaval é uma grande comemoração anual, que marca um dos períodos mais longos de festividade no Brasil. Carnaval 2021: É comemorado entre os dias, 14, 15 e 16 de fevereiro 2021.
Se você quer saber mais sobre o carnaval, que é a data comemorativa mais movimentada de todo o calendário brasileiro, aqui nós reunimos as melhores informações e vamos indicar para você com exclusividade e riqueza de detalhes.Vamos lá?
As Origens do Carnaval
A origem da festa está relacionada a alguns rituais de fecundidade da terra, organizados na passagem do ano e no início da primavera.As pessoas costumavam pedir boas colheitas e agradecer quando as obtinham. Sendo assim, no princípio a festa carnavalesca (que ainda não tinha esse nome) tinha como objetivo unicamente proporcionar a confraternização das pessoas que haviam conseguido boas plantações e colheitas.
Sobre o Carnaval
Cores vibrantes, música animada e espetáculo sem fim fazem parte do carnaval, uma celebração que dura vários dias no Brasil.A festa é conhecida como o MardiGras do hemisfério sul, graças à vibe estridente e roupas coloridas que enchem as ruas por dias a fio.
Celebrações e desfiles são realizados em todo o país, principalmente na cidade do Rio de Janeiro e nos estados brasileiros da Bahia e Pernambuco, e os viajantes podem se tornar parte da ação.
As celebrações de carnaval variam, mas os visitantes podem sempre esperar um grande momento, com toneladas de dança e bebida, em qualquer parte do Brasil.
História
O Carnaval começou na década de 1830 como uma continuação da tradição portuguesa de celebrar e ceder no dia anterior à Quaresma.Quaresma é o período de 46 dias observado principalmente pelos católicos romanos como um meio de sacrifício e abstinência em preparação para a Páscoa.
Durante o final do século XIX, músicos de rua e dança foram introduzidos no Carnaval do Rio de Janeiro, além de fantasias temáticas e a tradição de eleger o “rei” do carnaval.
A celebração inclui música ao vivo, performances de rua, dança, carros alegóricos, fantasias, comida e bebidas.
O Sentido Trazido pela Igreja Católica
A Igreja Católica, numa tentativa de “cristianizar” os festejos carnavalescos, criou um período de penitência logo após o carnaval, a chamada “Quaresma”.E aproveitou-se do fato de que a festa já vinha tomando ares de devassidão e luxuria, para dizer que os fieis participavam dos prazeres da carne de depois eram chamados a fazer penitência, na abstinência quaresmal.
Não a toa a quarta-feira de cinzas ocorre logo após os festejos carnavalescos. O simbolismo da cinza é exatamente o da penitência.
Como o Molde atual Chegou até Nós
Mas é fato que não foi esse o sentido que se firmou. Para o Brasil, por exemplo, o modelo de festa que se sagrou foi o que nos chegou por meio dos europeus, principalmente Itália e França, no século XVII.Esse modelo era o de uma festa mais pura, onde as pessoas se fantasiavam e iam às ruas unicamente com o intuito de se divertir.
O que hoje predomina no carnaval do Brasil são os bailes, os desfiles, os blocos e os carnavais de rua.
Trata-se de um momento de diversão liberada e que pode ser muito bom para as pessoas, desde que tenham os devidos cuidados com sua segurança e saúde.
Carnaval do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro tem uma das festas de carnaval mais conhecidas. Possui mais de 100 paradas de blocos, muitas das quais são apoiadas pelos alunos e funcionários das escolas de samba da cidade.O Carnaval do Rio é fortemente influenciado pelas favelas, os bairros mais pobres da cidade. Os moradores de favelas são frequentemente membros de escolas de samba locais e participam extensivamente de apresentações em grupo.
Grupos famosos incluem Banda de Ipanema, Carmelitas, Cordão do Bola Preta e Suvaco do Cristo.
Cada bairro da cidade tem sua própria banda de rua, com mais de 300 bandas participando da folia. A celebração é o culminar de meses de preparação e reúne muitos tipos diferentes de pessoas.
Bahia
Carnaval da Bahia - A Bahia, localizada no nordeste do país, incorpora as influências africanas de sua população.O Carnaval integra reggae e ritmos africanos tradicionais. O Carnaval da Bahia conta com quatro grupos principais: Trios Elétricos, Indiano, Blocos Afro e Afoxés.
Os Trios Elétricos fazem a alegria das pessoas nas ruas, arrastando multidões por todos os locais por onde passam.
Os grupos indianos tiram seu estilo dos filmes ocidentais dos Estados Unidos e se vestem de americanos nativos, adotando nomes nativos americanos durante a celebração.
Grupos Blocos Afro derivam sua influência do movimento orgulho negro e apresentam música reggae denunciando a opressão e o racismo. Os afoxés derivam sua música do candomblé, uma religião de inspiração africana.
Veja também o dia da Festa de Iemanjá
Pernambuco
Carnaval de Pernambuco - O Pernambuco, na região nordeste do Brasil, também apresenta influências africanas em seu carnaval.Grandes desfiles e danças de rua começam uma semana antes do início do Carnaval e terminam na quarta-feira de cinzas. Os grupos incluem CrazyLover, Olivia'sUnderpants e The Midnight Man, que apresenta uma boneca gigante como líder do grupo.
Pernambuco criou o Frevo, predominante nos desfiles e festas do estado. Grupos organizados e indivíduos improvisantes dançam lado a lado nos desfiles.
Esses são três locais onde é possível se festejar um dos maiores e mais animados carnavais de 2020 de todo o Brasil.
Essa é uma festa que realmente traz muitas alegrias para a população e merece o destaque com o título de maior festa popular do mundo. Participe e certamente você não irá se arrepender!