Dia Nacional da Língua Portuguesa



O Dia Nacional da Língua Portuguesa é uma data comemorativa de grande representatividade para o povo brasileiro, pois trata-se do reconhecimento de que a nossa língua possui grande valor e por isso merece ser homenageada num dia especial. E não se trata de algo errado, já que a Língua Portuguesa é hoje a quinta mais falada no mundo.

Nessa postagem, queremos lhe explicar melhor sobre esse dia a fim de esclarecer suas dúvidas para que possa fazer uma comemoração consciente dessa data.

Dia Nacional da Língua Portuguesa

Como surgiu o Dia Nacional da Língua Portuguesa

A comemoração desse dia surgiu diante da necessidade de se fazer uma justa homenagem à Língua Portuguesa, nossa língua mãe.

Não somente para nós brasileiros, mas também para outros povos cuja língua materna é também o português e ainda para os que têm afeição pela língua, mesmo não sendo sua língua mãe, essa data deve ter uma representatividade enorme e proporcionar orgulho a essas nações.

Em face disso o Governo Brasileiro promulgou, em 2006, a Lei 11.310, aprovada pelo Congresso Nacional, que instituía o dia 05 de novembro como o Dia Nacional da Língua Portuguesa.

Ver também o Dia Nacional da Alfabetização

Uma Comemoração Cultural

Não podemos deixar de enaltecer que essa comemoração se dá a uma das línguas mais cultas do mundo, que é a Língua Portuguesa, de beleza sem igual.

Claro que nesse caso estamos falando sobre a língua em suas normas cultas, que não possui, por exemplo, jargões ou gírias. Trata-se da língua pura, em sua essência, que já deu voz a tantos autores renomados que se consagraram no mundo inteiro.

Nesse Dia Nacional da Língua Portuguesa, busque a sua consciência cívica e cultural e preste justas homenagens à língua que é comum a todos os brasileiros.
Parabéns à Língua Portuguesa e a todos os povos que têm ela como sua língua materna!

Outras datas comemorativas

TUDO SOBRE:

Comentários