Como uma comemoração eminentemente católica, normalmente tem maior adesão da população católica, que vê nele um dia santo de guarda.
![]() |
Dia da Ascensão do Senhor |
- O dia da Ascensão do Senhor é celebrado em 13 de maio 2021, 40 dias após a Páscoa.
Saiba mais sobre este dia acompanhando essa nossa postagem.Uma solenidade da Igreja Católica
No calendário católico romano há diversos tipos de celebrações para se comemorar a divindade ou algum santo.Há aquelas que são mais simples (as memórias), as que possuem grau médio de importância litúrgica (as festividades) e as que são comemoradas com maior pompa (as solenidades).
O Dia da Ascensão do Senhor se enquadra nesse último caso, das celebrações mais importantes. Até por se tratar da pessoa do Senhor Jesus Cristo, esta é uma celebração importantíssima para os cristãos católicos.
Saiba mais sobre o dia do Católico
O que e quando se celebra essa solenidade
No Dia da Ascensão do Senhor (também conhecido como a "Exaltação de Cristo"), todos os anos os cristãos celebram o retorno de Jesus Cristo como o Filho de Deus ao Pai Celestial, quando ele subiu triunfantemente ao céu depois da sua ressurreição.A festa é celebrada 40 dias depois do Domingo de Páscoa. Esta é tradicionalmente a quinta-feira depois do quinto domingo depois da Páscoa ou dez dias antes do Pentecostes, com o qual o círculo da Páscoa finalmente encontra seu fim.
A data do Dia da Ascensão, portanto, depende sempre da Páscoa. Portanto, a comemoração é sempre em uma quinta-feira e pode ser entre 30 de abril e 3 de junho.
No Brasil, como esse dia não é feriado nacional, a data é transferida para o domingo imediatamente subsequente para que os fieis possam participar das celebrações com tempo para o exercício da fé.
Origem
Essa data comemorativa é derivada diretamente das escrituras do Novo Testamento, o livro de regras e costumes para todo o cristianismo. Essa ordem do Senhor está descrita no evangelho segundo São Lucas (24,50-52) e no livro dos Atos dos Apóstolos (1,1-11).Essas passagens falam de Jesus ressuscitado, que se mostrou aos discípulos por quarenta dias e foi então elevado ao céu à destra de Deus. Além disso, a Ascensão de Jesus é mencionada em Mateus 26,64, João 14,1-3, Efésios 4,8-10, 1 Tessalonicenses 1,10 e Hebreus 2,9 e 4,14.
Portanto, a Bíblia é o grande fundamento do Dia da Ascensão do Senhor.
Desenvolvimento
Nos primeiros três séculos, era costume fazer a celebração da Ascensão de Cristo com o Pentecostes, devido à estreita conexão entre a ressurreição e a vinda do Espírito Santo.No entanto, durante o século IV, a Ascensão se tornou um festival independente e é mencionada na liturgia de Jerusalém desde 383/ 384 (Relato do peregrino Egeria).
Alfândega no Dia da Ascensão
De acordo com o costume antigo, os três dias antes do Dia da Ascensão são dias de batismo introduzidos na igreja romana no século IV e depois gradualmente se espalhando.O papa Gregório, o Grande, tem as procissões em torno de 600 depois mais desenvolvidas. Como parte da reforma litúrgica em 1969, essas procissões de oração foram abolidas na Igreja Católica.
A cor litúrgica a esta solenidade é o branco pascal como a cor da luz, pois esta é a cor litúrgica para as festas da Igreja Católica.
Curiosidades do Dia da Ascensão do Senhor no mundo
Um costume recente no Dia da Ascensão na Alemanha é a celebração do chamado Dia dos Pais ou Dia dos Homens.Este costume popular também tem suas raízes no feriado cristão (que no país é observado), porque durante muitos séculos os corredores e caminhos do dia da Ascensão eram comuns.
Sua origem está na imitação da passagem dos onze discípulos ao Monte das Oliveiras para o propósito de sua missão ou em um dos papas Leão III.
Para a devida comemoração, desejamos a todos os cristãos católicos ótimas festividades e os mais abençoados frutos de graças e bênçãos.