Nossa Senhora da Natividade



O dia 08 de setembro é lembrado por cristãos do mundo inteiro como o dia da solenidade de Nossa Senhora da Natividade, oportunidade em que as pessoas são levadas a refletir sobre as origens da Mãe de Jesus, especialmente quanto ao seu nascimento (Natividade de Nossa Senhora = Natal de Nossa Senhora).

Nossa Senhora da Natividade
Nossa Senhora da Natividade
Essa é uma festa tradicionalmente cristã, de origem no catolicismo romano, mas que na atualidade já não representa somente a fé de uma religião ou de uma nação: trata-se da devoção de pessoas em todos os lugares do mundo, das mais diversas denominações religiosas, que se interessam por celebrar com amor a memória de Nossa senhora da Natividade.

Vamos falar mais detalhadamente sobre o assunto agora!

Saiba também sobre Nossa Senhora de Aparecida

Não confunda a Natividade de Nossa Senhora com o Natal de Jesus

Quando falamos sobre Natal naturalmente nos remetemos ao nascimento de Jesus, naturalmente porque essa é a maior festa cristã que celebramos no decorrer de todo o ano.

Mas a Natividade de Nossa senhora não é o mesmo que o Natal de Jesus, posto que a primeira se relaciona diretamente com a pessoa da Virgem Maria e a segunda com a pessoa do Senhor Jesus. Ou seja, a festa de Nossa Senhora da Natividade possui caráter próprio e a melhor oportunidade de se render homenagens à Virgem Maria, que tem nesse mais um de seus inúmeros títulos atribuídos pelas pessoas e pela própria Igreja.

História da Natividade da Virgem Maria

A data de nascimento de Maria não está registrada na Bíblia, que é o livro utilizado para a fundamentação da fé cristã. Os primeiros escritos sobre sua vida vêm do "Protoevangelho, que foi escrito no século 2 dC. Neste, seu pai é dito ser Joaquim, um membro de uma das doze tribos de Israel e sua esposa é Ana.

Embora não tenha certeza de qual data foi decidida em primeiro lugar, a natividade de Maria não é surpreendentemente exatamente nove meses depois da festa de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), coisas que a Igreja Católica convencionou fazer no decorrer da história para dar ares mais reais aos personagens e suas histórias.

Esta festa teve origem em Jerusalém no século V como a festa da Basílica de Santa Ana, que se dizia ter sido construída sobre o campo de pastores que se dizia ter sido o lar dos pais de Maria.

No século VII, a festa de Nossa Senhora da Natividade estava sendo celebrada pelos bizantinos e foi levada a Roma durante o século VII pelos monges orientais. Seria mais alguns séculos antes de se tornar um dia de festa em toda a Europa Ocidental.

Outro importante dia de festa para Maria é o Dia da Assunção (15 de agosto), que marca a assunção de seu corpo ao céu. Este é visto como o dia de festa mais importante para Maria e observado em muitos países como feriado público.

Devido à proximidade das datas de Assunção e da Natividade de Maria, esta última não é tão amplamente celebrada como antes.

Uma devoção poderosíssima

Em termos de devoção, não podemos desconsiderar o quanto Nossa Senhora da Natividade é amada e querida pelas pessoas, tendo o privilégio de ter relembrado com muito amor o dia de seu nascimento.

Perceba que os cristãos normalmente celebram o dia em que os santos morreram para marcar o início de sua vida eterna. Isso é muito comum porque celebra-se aquele dia em que a alma bendita foi ao encontro do seu Senhor.

Mas há três exceções e essa regra - Jesus Cristo, a Virgem Maria e São João Batista. Seus nascimentos também são dias festivos, pois todos os três nasceram, de acordo com os ensinamentos da Igreja de Roma sem o Pecado Original.

Nossa Senhora da Natividade e o povo do Estado do Tocantins

Nossa Senhora da Natividade é uma santa amada por diversas pessoas em todo o mundo e em especial pela população tocantinense, já que ela é a grande padroeira de todo o Estado.

Por isso nos unimos a eles em oração nessa data comemorativa para pedir que essa santa padroeira abençoe o Estado do Tocantins e todo o Brasil, por esse povo que aprendeu a amá-la de todo o coração!

Veja também o Calendário Tocantins
TUDO SOBRE:

Comentários