Dia de Santa Catarina



O dia 11 de agosto é lembrado como o Dia de Santa Catarina, uma data comemorativa que por sua imensa importância é vista pelos catarinenses com respeito cívico.

E não é para menos porque trata-se de uma data relevante, já que marca o início de toda a história do Estado, que em 11 de agosto de 1738 teve lançada a sua “pedra fundamental” com a criação da Capitania de Santa Catarina.

Dia de Santa Catarina
Dia de Santa Catarina
Se o que você está buscando são informações mais precisas sobre o Dia de Santa Catarina, aqui irá encontrar as suas respostas nessa nossa postagem, pois buscamos as melhores e mais relevantes informações sobre esse tema para explicar para você, que quer saber tudo sobre as principais datas comemorativas dos estados brasileiros!

Falando sobre o Estado de Santa Catarina...

Santa Catarina, estado do litoral sul do Brasil, limitado ao norte pelo estado do Paraná, ao sul pelo estado do Rio Grande do Sul, a leste pelo Oceano Atlântico, e a oeste pela província de Misione de Argentina é um dos menores estados brasileiros, mas também um dos que possuem melhor índice de desenvolvimento humano e qualidade de vida.
A capital é Florianópolis, localizada na costa da Ilha. A região recebeu vários nomes dos primeiros cartógrafos espanhóis e portugueses; o nome Santa Catarina teria sido dado em homenagem a Santa Catarina de Alexandria pelo navegador italiano Sebastian Cabot, quando ele estava a serviço da Espanha.

Santa Catarina fazia parte de uma maior capitania hereditária (distrito administrado por um capitão) estabelecida pela coroa portuguesa em 1532, embora o primeiro assentamento português, no que hoje é o porto de São Francisco do Sul perto da fronteira com o Paraná, não tenha sido feito até 1648.

As pradarias interiores das terras altas da região foram usadas para a criação de gado e, no início do século XVIII, os postos comerciais foram abertos ao longo das trilhas de gado que atravessavam os planaltos em direção às cidades costeiras e aos mercados do norte.

A capitania de Santa Catarina foi criada em 1738 para servir de posto avançado nas guerras territoriais luso-espanholas. Foi governado do Rio de Janeiro pelos militares até 1822, quando o Brasil se tornou um império independente de Portugal.

Uma revolução que se espalhou para o norte a partir do Rio Grande do Sul em 1839 criou a República de Santa Catarina, de vida curta, na localidade.

A Capitania de Santa Catarina

Conforme dissemos, em 11 de agosto de 1738 ocorreu a criação da Capitania. Mas que importância isso tem para a história da sociedade catarinense?

A importância foi, primeiramente, para a Coroa Portuguesa, que ao descobrir as terras do sul encontrou uma excelente região para investir.

As Capitanias Hereditárias, conforme aprendemos nas aulas de História, foram um grande sistema administrativo que Portugal implantou para comandar o Brasil. Para maiores esclarecimentos, saiba que as Capitanias do Brasil eram um sistema de administração territorial criado em 1534 pelo rei de Portugal, Dom João III.

Eles eram originalmente chamados Capitanias Hereditárias porque costumavam ser passados de pai para filho. Esse sistema envolvia dividir o território brasileiro em grandes partes e distribuí-las a pessoas específicas para administrar.

Quase sempre os administradores eram pessoas nobres e bem conectadas à Coroa Portuguesa.

Depois de algumas divisões sem sucesso, o mapa final consistia em treze capitanias que compunham o território brasileiro naquela época. Eles estão listados abaixo:
  • Capitania do Maranhão;
  • Capitania do Ceará;
  • Capitania do Rio Grande;
  • Capitania de Itamaracá;
  • Capitania do Pernambuco;
  • Capitania da Baía de Todos os Santos;
  • Capitania dos Ilhéus;
  • Capitania de Porto Seguro;
  • Capitania do Espírito Santo;
  • Capitania de São Tomé;
  • Capitania de São Vicente;
  • Capitania de Santo Amaro Capitania de Santana.
Logo após isso foi criada a Província Catarinense, que serviu como base para a instituição do Dia de Santa Catarina.

Na sequência, em 28 de fevereiro de 1821 a Capitania vem a se tornar uma Província que, com a Proclamação da República, se torna o atual Estado de Santa Catarina.

Nesse Dia deixamos os nossos parabéns para todos os catarinenses, que nessa data comemorativa se dispõem a dar belíssimas homenagens a esse Estado que é um dos mais promissores do Brasil!
TUDO SOBRE:

Comentários