Dia das Mães



O Dia das Mães é uma das datas comemorativas do calendário mais bonitas e que mexe com o coração das pessoas de maneira toda especial, pois se trata de um dia em que a sociedade se empenha em prestar homenagens às mães que dedicam sua vida aos filhos, procurando torna-los pessoas de bem a fim de ajudar a construir uma sociedade mais justa e solidária.

Dia das Mães
Dia das Mães
Conheça mais sobre essa data e como ela é comemorada no Brasil e em vários lugares do mundo.

Sobre o Dia das Mães

O Dia das Mães é uma celebração que homenageia as mães e celebra a maternidade, os laços maternos e a influência das mães na sociedade.

É comemorado em vários dias em muitas partes do mundo, sendo mais comumente a sua celebração em março, abril ou maio. Complementa o Dia dos Pais, a celebração que homenageia os pais.

O Dia das Mães é sempre comemorado no segundo domingo de maio. Não é um feriado nacional, mas é amplamente comemorado como um dia especial para homenagear todas as mães e a maternidade. Juntos, vamos honrar as mulheres que nos criaram e todas as mães que se sacrificaram e ainda se sacrificam por seus filhos.

A história

“O maior amor é da mãe; Então vem um cachorro, depois vem o amor de um cachorro”.
Provérbio polonês

Embora o costume de reservar um dia para homenagear as mães tenha raízes antigas, nossa observância ocorreu principalmente através dos esforços de uma filha dedicada, Anna M. Jarvis.


Após a morte de sua mãe em 1905, Jarvis queria reconhecer os sacrifícios que as mães faziam pelos filhos. Ela organizou a primeira festa oficial em maio de 1908 em uma igreja metodista em Grafton, Virgínia Ocidental.

Veja também datas comemorativas do calendário de maio

Muito antes de sua morte, a mãe de Jarvis, Ann Reeves Jarvis, esperava que alguém dedicasse um dia para homenagear as mães. Quando ela morreu em 9 de maio de 1905, Jarvis decidiu fazer exatamente isso. Ela começou a fazer campanha não só para sua mãe, mas para as mães em todos os lugares.

Começou com sua cidade natal de Grafton, na Virgínia Ocidental, que leva o crédito por sediar a primeira celebração oficial do Dia das Mães três anos depois, na Igreja Episcopal Metodista de Andrews. Desde então, a igreja foi apelidada de “Santuário Internacional do Dia das Mães”.

Em 8 de maio de 1914, o presidente Woodrow Wilson assinou uma proclamação designando o segundo domingo de maio, o Dia das Mães, e dentro de alguns anos, a ideia ganhou proeminência mundial.

O Dia das Mães ao redor do mundo

Na maioria dos países, é comemorado no segundo domingo de maio, entre eles o Brasil, EUA, Canadá, a maioria dos países europeus, Austrália, Nova Zelândia, Índia, China, Japão, Filipinas e África do Sul.

Uma exceção notável a essa regra é o Reino Unido e a Irlanda, que celebram no quarto domingo da Quaresma. A maioria dos países árabes celebra em 21 de março. A maioria dos países da Europa Oriental celebra no dia 08 de março, dia em que nos habituamos a comemorar o Dia das Mulheres.

Na maioria dos países, o Dia das Mães é uma observância recente derivada do feriado, à medida que evoluiu na América. Quando foi adotado por outros países e culturas, recebeu significados diferentes, associados a diferentes eventos (religiosos, históricos ou lendários), e celebrados em datas diferentes.

Alguns países já fizeram celebrações em homenagem à maternidade, e suas celebrações adotaram várias características externas do feriado americano, como dar cravos e outros presentes à sua própria mãe.
A extensão das celebrações varia muito. Em alguns países, é potencialmente ofensivo para a mãe não marcar o Dia das Mães. Em outros, é um festival pouco conhecido, celebrado principalmente por imigrantes, ou coberto pela mídia como um gosto da cultura estrangeira.

Nesse dia tão especial, não deixe de prestar homenagens a todas as mães que diariamente se doam pela criação de seus filhos.

Leia também: Dia dos Pais

Parabéns a todas as mães!
TUDO SOBRE:

Comentários