Dia da criação do Estado do Amapá



No dia 05 de outubro comemoramos o Dia da Criação do Estado do Amapá, uma data comemorativa que diz muito para o sentimento cívico da população amapaense e para o orgulho desse povo que é um dos mais hospitaleiros e gentis de todo o Brasil.

Dia da criação do Estado do Amapá
Dia da criação do Estado do Amapá
Antes pertencente ao Estado do Pará, o Amapá, antes de se tornar um Estado independente, passou pela situação jurídica de Território Federal, num período da história em que isso parecia ser o mais correto a se fazer para a defesa de interesses do país e outras coisas mais.

Veja também o Calendário do Pará

Os Territórios Federais destituídos pela Constituição Federal

Até o advento da Constituição Federal de 1988 haviam três Territórios Federais no Brasil, sendo um deles o do Amapá. Mas com a promulgação da Constituição de 1988 todos eles foram extintos e içados à categoria de Unidades da Federação.

É por esse motivo que o 05 de outubro passou a ser comemorado anualmente como o Dia da Criação do Estado do Amapá, que sua população festeja com intenso carinho a cada ano que passa.

Territórios Federais, a título de explicação, são territórios coordenados pela União, não submetidos a nenhum estado brasileiro. Não há na atualidade Territórios Federais no Brasil, mas nada impede que possam vir a ser criados de acordo com as conveniências do Governo Federal.

Você também pode se interessar pelo dia Criação do Território do Amapá

Um pouco sobre o Estado do Amapá

Para tornar ainda mais jubiloso do Dia da Criação do Estado do Amapá queremos explanar para você um pouco do que é ele.

O Amapá é um estado localizado na região norte do Brasil. É o segundo estado menos populoso e o décimo oitavo maior em área.

Localizado no extremo norte do país, o Amapá é limitado no sentido horário pela Guiana Francesa ao norte, o Oceano Atlântico ao leste, o Pará ao sul e oeste e o Suriname a noroeste. A capital e maior cidade é Macapá.

No período colonial, a região era chamada de Guiana Portuguesa e fazia parte do estado brasileiro de Portugal. Mais tarde, a região foi distinguida das outras Guianas. O Amapá já foi parte do Pará, mas se tornou um território separado em 1943 e um estado em 1988.

A característica dominante da região e 90% de sua área total é a Floresta Amazônica. Florestas inexploradas ocupam 70% do Amapá, e o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, estabelecido em 2002, é o maior parque florestal tropical do mundo.

Saiba mais sobre acessando Calendário do Amapá

O estuário do Rio Oiapoque é o ponto mais setentrional do litoral brasileiro.

Geografia

O estado do Amapá possui a menor taxa de perda de sua vegetação original para qualquer estado brasileiro, estimada em apenas 2%. A maior parte do território do Amapá é coberta por floresta tropical, enquanto as áreas restantes são cobertas por savana e planícies.

No litoral do Amapá, praias quase intactas se misturam a pântanos, criando a maior representação desse bioma no Brasil. Esta mistura de sal e água doce é perfeita para a reprodução da cadeia alimentar de várias espécies animais. A poluição, no entanto, é agora um problema crônico no estado do Amapá.

O mercúrio, usado na extração de ouro, é amplamente encontrado em fontes de água e sistemas de esgoto nos centros populacionais do Amapá.

Clima

O Amapá tem um clima equatorial, um clima tropical sem estação seca. Na classificação climática de Köppen, tem um clima Tropical Monsoon, Am. A floresta tropical é a vegetação natural.

Leia também sobre equinócio de outono, que também é conhecido como início do outono
Por essas características peculiares e prováveis para uma boa estadia e passeios bastante agradáveis, trata-se de um Estado com altíssimo potencial turístico, onde as pessoas passarão por excelentes e únicas experiências.

No Dia da Criação do Estado do Amapá queremos parabenizar aos habitantes do Amapá, sejam filhos nativos da terra, sejam os que a escolheram para viver, pois sabemos que esse é um motivo de muita honra!

Salve o Estado do Amapá!
TUDO SOBRE:

Comentários