Dia da Amazônia



O Dia da Amazônia é comemorado no Brasil com celebrações especiais em reconhecimento à enorme importância que a Floresta Amazônica tem para o equilíbrio ambiental no mundo.

A data foi estabelecida em 1850 para marcar a criação da Província do Amazonas; mais tarde para dar origem ao atual Estado do Amazonas.

Dia da Amazônia
Dia da Amazônia
Com sua vasta área de 6,7 milhões de quilômetros quadrados, cinco milhões dos quais cobertos por florestas, a Amazônia é hoje uma das heranças naturais mais preciosas da humanidade.

Compreenda por que é tão importante comemorar o Dia da Amazônia e o que isso representa para o Brasil e o mundo.

Alguns dados sobre a Amazônia

O domínio biogeográfico da Floresta Amazônica se estende por mais de 60% da superfície total do Brasil e partes dele se estendem por oito países da América do Sul e um território ultramarino - Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa.

Estima-se que 33 milhões de pessoas habitam a bacia amazônica atualmente.
Apesar de sua inestimável importância ambiental para o planeta; como o lar de um número infinito de espécies de plantas animais e herbáceas e arbóreas, algumas das quais ainda não são conhecidas pela ciência; como importante regulador dos padrões climáticos globais; e como uma rica fonte de matérias-primas nutricionais, medicinais, minerais e outras baseadas em florestas.

Ainda assim a Amazônia está sob séria ameaça de atividades humanas predatórias, como exploração madeireira, mineração, construção de infraestrutura e conversão de florestas em pé em áreas de pasto ou terra cultivável.

O Dia da Amazônia procura exatamente conscientizar as pessoas quanto à necessidade de conservação desse bioma para o bem de toda a humanidade.

Ver também o Calendário Amazonas
Quão grande é a floresta amazônica?

A extensão da Amazônia depende da definição dada. O rio Amazonas drena cerca de 6,915 milhões de km², ou cerca de 40% da América do Sul, mas geralmente áreas fora da bacia são incluídas quando as pessoas falam sobre a Amazônia.

A Amazônia biogeográfica varia de 7,76 a 8,24 milhões de quilômetros quadrados (3-3,2 milhões de quilômetros quadrados), dos quais pouco mais de 80% são florestados.

Para fins de comparação, a área de terra dos Estados Unidos (incluindo o Alasca e o Havaí) é de 9.629.091 quilômetros quadrados (3.717.811 quilômetros quadrados).

E comemorar o Dia da Amazônia é a melhor maneira de garantir que todo esse sistema trabalhe em favor da sociedade global.

O RIO AMAZÔNIA HOJE

Hoje, o rio Amazonas é o rio mais volumoso da Terra, onze vezes o volume do Mississippi, e drena uma área equivalente em tamanho aos Estados Unidos.

Durante a alta temporada de água, a foz do rio pode ter 300 milhas de largura e todos os dias até 500 bilhões de pés cúbicos de água (5.787.037 pés cúbicos/ seg) fluem para o Atlântico.

Para referência, a descarga diária de água doce da Amazônia no Atlântico é suficiente para suprir as necessidades de água doce da cidade de Nova York por nove anos.

A força da corrente - do puro volume de água - faz com que a água do rio Amazonas continue fluindo 125 milhas para o mar antes de se misturar com a água salgada do Atlântico. Os primeiros marinheiros podiam beber água doce do oceano antes de avistar o continente sul-americano.

A corrente do rio transporta toneladas de sedimentos suspensos desde os Andes e dá ao rio uma característica aparência de água branca lamacenta.

Calcula-se que 106 milhões de pés cúbicos de sedimentos suspensos são arrastados para o oceano todos os dias. O resultado do lodo depositado na foz do Amazonas é a ilha de Majaro, uma ilha fluvial do tamanho da Suíça.

Criação da Província e Formação do Estado do Amazonas

Devido ao processo de criação da província e mais tarde a formação do Estado do Amazonas, o calendário do dia da Amazônia passou a ser comemorado anualmente no dia 05 de setembro, procurando formas de mostrar às pessoas que todos somos responsáveis pela preservação da Floresta Amazônica.
TUDO SOBRE:

Comentários