Criação do Território do Amapá



A Criação do Território do Amapá foi um evento que aconteceu em 13 de setembro de 1943 e por isso esse dia é até hoje reconhecido como o dia específico de se comemorar esse evento tão importante para a sociedade amapaense, que com isso se viu liberta da submissão ao governo do Pará, ao qual era legalmente pertencente na época.

Criação do Território do Amapá
Criação do Território do Amapá
Se você quiser conhecer mais a respeito dessa data, saber por que essa atitude foi tomada e quais as consequências a curto, médio e longo prazo que ela trouxe, aqui irá encontrar as melhores informações sobre o tema.

Por que aconteceu a Criação do Território do Amapá

Esse evento não se deu unicamente por decisão unilateral do Presidente da República do Brasil. Houve uma gama de interesses que estavam “postos à mesa” quando por fim essa atitude foi tomada.

E para compreender de que maneira se deu a concretização desse projeto, precisamos nos remeter ao período da Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil, embora não participando diretamente da guerra, sofria intervenções por parte de diversos países que eram seus aliados.

Havia aqui um temor pontual de que o Norte do país fosse invadido e fugisse completamente ao controle do Governo Federal, já que tratava-se de uma área extremamente grande que aos governos locais era difícil coordenar.

E foi então que, por motivos de ordem militar, estratégica, política e econômica, o Presidente Getúlio Vargas procedeu a Criação do Território do Amapá, essa importante data comemorativa que até hoje o povo amapaense comemora com enorme sentimento cívico.

Veja também sobre Criação do Estado do Amapá

A Floresta Amazônica

Outro fator que contribuiu bastante com a Criação do Território do Amapá foi a Floresta Amazônica, que constitui quase 90% de sua área total.

Sempre sendo objeto de disputas por povos de diversos países, devido à sua enorme importância para o equilíbrio do meio ambiente, o governo brasileiro decidiu proteger seu espaço para evitar que investidas mais agressivas contra a posse da floresta fossem feitas.

Compreenda o que é um Território Federal

Um território federal é uma espécie de divisão administrativa adotada pela República Federativa do Brasil.

Nela o Estado Brasileiro decreta que determinado território pertence a ele e passa a geri-lo. Claro que há um processo legal que deve ser seguido para isso, mas não iremos nos ater a ele porque não faz sentido debater o assunto aqui.

O território federal possui organização administrativa própria, agindo de maneira autônoma (limitadamente) e elege representantes na Câmara dos Deputados, mas não elege Senadores, já que estes representam os Estados e o território é ligado diretamente à União, não estando subjugado a nenhum Estado.

É por isso que com a Criação do Território Federal do Amapá se deu sua desvinculação do Estado do Pará.

E foi então que, com a Constituição Federal de 1988, enfim foi criado o Estado do Amapá, retirando-o da condição de Território e elevando-o a Unidade da Federação.

Saiba mais sobre Calendário do Amapá

A Bandeira do Estado do Amapá

Já elevado ao posto de Estado, o Amapá adotou a sua bandeira, que foi oficialmente criada

pelo Decreto nº 8 de 23 de abril de 1984. O azul representa o céu sobre o Amapá e a justiça, o verde representa a floresta nativa e o amarelo representa a União e seus recursos naturais.

O negro representa o falecido que trabalhava para o Estado, e o branco pela vontade do estado de viver em paz e estabilidade. O símbolo no lado da elevação representa a Fortaleza de São José, da qual a capital do estado cresceu.

Antes de 1984, o estado tinha uma bandeira vermelho-branco-avermelhada, baseada na bandeira do Pará, e semelhante à bandeira do Peru.

Queremos nessa data comemorativa parabenizar os habitantes do Amapá por todas as conquistas obtidas desde sua criação e até os dias de hoje.

Outras datas comemorativas:

TUDO SOBRE:

Comentários