Aniversário do Mato Grosso do Sul



Em 11 de outubro se comemora o Aniversário do Mato Grosso do Sul e com ele todas as memórias que constituíram essa grande vitória da população, instituindo uma data comemorativa de tamanha expressão para a sociedade do município e do Estado.

Aniversário do Mato Grosso do Sul
Aniversário do Mato Grosso do Sul
Fruto de uma longa batalha que se arrastou por muitos anos, com revoltas e reviravoltas por parte de quem queria a emancipação do Estado e de quem não a queria, o evento de elevação à categoria de Estado, desmembrando-o completamente do Mato Grosso, ao qual era subordinado.

Como se deram esses eventos que culminaram na emancipação do Estado e consequente Aniversário do Mato Grosso do Sul é o que queremos explanar para você, a fim de que compreenda o que constituiu essa data comemorativa tão especial para os sul-matogrossenses!

A separação entre Sul e Norte

A área hoje pertencente ao Estado do Mato Grosso do Sul fazia parte de um único estado do Mato Grosso, sendo este a região sul do Estado. O que se pretendia com a separação era dar mais vitalidade à região sul, impulsionar a economia e tornar a região mais propensa aos investimentos.
Mas a região norte não via isso com bons olhos porque tinha receio do resultado negativo que isso teria para si, pois julgava que com o aparte da região sul que a sua economia esfriasse e o Estado regredisse nesse quesito.

Em outras palavras, havia um jogo de interesses que se desenhava e colocava em lados opostos a política da região Sul e da região Norte do Estado do Mato Grosso.

A Revolução de 1932 e o Aniversário de Mato Grosso do Sul

Há forte relação entre a Revolução de 1932 e o aniversário de Mato Grosso do Sul e isso é o que queremos lhe explicar agora.

A Revolução Constitucionalista de 1932 (às vezes também referida como Guerra Paulista ou Guerra Civil) é o nome dado à revolta da população do estado brasileiro de São Paulo contra o golpe de Estado de 1930, quando Getúlio Vargas assumiu a presidência do país; Vargas foi apoiado pelos militares e pelas elites políticas de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e da Paraíba.

O movimento surgiu do ressentimento local do fato de que Vargas governou por decreto, desvinculado por uma Constituição, em um governo provisório.

O golpe de 1930 também afetou São Paulo, atingindo a autonomia que os Estados desfrutaram durante a vigência da Constituição de 1891 e impedindo a posse do governador de São Paulo, Júlio Prestes, na Presidência da República, derrubando simultaneamente o presidente Washington Luis, que era governador de São Paulo de 1920 a 1924.

Esses eventos marcaram o fim da Primeira República. Vargas nomeou um nordestino como governador de São Paulo.

O principal objetivo da Revolução era pressionar o governo provisório encabeçado por Getúlio Vargas a adotar e depois cumprir uma nova Constituição (daí o termo Revolução Constitucionalista), uma vez que o Presidente eleito Prestes foi impedido de assumir o cargo.

No entanto, à medida que o movimento se desenvolveu e o ressentimento contra o presidente Vargas e seu governo revolucionário se aprofundou, ele advogou a derrubada do Governo Federal, e especulou-se que um dos objetivos dos revolucionários era a secessão de São Paulo da Federação Brasileira.

Contudo, nota-se que o cenário separatista foi usado como uma tática guerrilheira do Governo Federal de transformar a população do resto do país contra o estado de São Paulo, transmitindo a suposta noção separatista em todo o país.

Não há provas de que os comandantes do movimento tenham procurado o separatismo.

Diante disso, para apoiar a revolta, o sul do Estado de Mato Grosso exigiu a contrapartida de apoio ao seu sonho emancipacionista, mas isso só foi efetivamente acontecer em 1º de janeiro de 1977, quando o então Presidente Ernesto Geisel elevou o Mato Grosso do Sul à categoria de Unidade da Federação.

Nesse dia do Aniversário de Mato Grosso, queremos dar nossos parabéns a todos os sul-matogrossenses, que nesse dia comemoram um data comemorativa extremamente significativa para eles!

Comentários