Aniversário de Goiânia



O Aniversário de Goiânia, comemorado anualmente em 24 de outubro, marca fundação daquela que seria uma das mais importantes cidades do Centro Oeste brasileiro e também de todo o Brasil.

A cidade foi criada para ser a capital do Estado de Goiás, em substituição à antiga capital, que era a cidade de Goiás (hoje conhecida como Goiás Velho).

Saiba mais sobre Calendário de Goiás

Aniversário de Goiânia
Aniversário de Goiânia
As razões para isso foram de vários aspectos, especialmente de ordem técnica e política, conforme iremos lhe explicar agora, quando falamos a respeito dessa data comemorativa que é tão importante para os goianienses e todo o povo goiano!

Sobre o Município de Goiânia

Goiânia é a capital do Estado de Goiás e a cidade mais populosa do Estado. A nível regional, é a segunda cidade mais populosa, ficando atrás apenas de Brasília, a capital do país, da qual fica distante apenas 209 km.

A cidade se localiza na Região Centro Oeste do Brasil, no coração do Estado. Ela está também localizada no Planalto Central, um conglomerado que inclui o Distrito Federal e os estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A qualidade de vida oferecida no município é bastante expressiva, levando as pessoas a reconhecerem que a cidade é uma das melhores para se viver no Brasil, pois ainda que com todas as dificuldades apresentadas, os serviços públicos funcionam de maneira satisfatória e as opções diversão e lazer são sólidas e constantes.

Historicidade do Aniversário de Goiânia

A motivação para a construção de Goiânia está na marcha para o oeste, uma política desenvolvida pelo Governo de Getúlio Vargas que previa o desenvolvimento econômico e populacional em larga escala da região.

O que de fato aconteceu, levando a cidade de Goiânia a alcançar em 2018, segundo o IBGE, uma população estimada de 1.495.705 habitantes, PIB per capita de R$32.209,01 (dados de 2016) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,799 (dados de 2010).

Mas não foram somente as motivações econômicas que ensejaram a fundação da cidade de Goiânia. Houve também as motivações políticas, que estavam focadas em tirar das mãos da família Caiado o governo do Estado.

Ver também: Dia da Fundação da Cidade de Goiás

Nessa época a capital era a Cidade de Goiás, totalmente comandada pela família Caiado. Pedro Ludovico Teixeira, que havia sido nomeado interventor em Goiás por Getúlio Vargas, encontrou aí a possibilidade de descentralizar o poder político e assim enfraquecer os poderosos Caiados, que se proliferavam na política goiana.

Note-se que a família Caiado nunca deixou de participar da política goiana, chegando atualmente a ter um governador democraticamente eleito, que é o Sr. Ronaldo Caiado, filiado ao DEM de Goiás.

A Revolução de 1930 e o Aniversário de Goiânia

Foi um movimento armado no Brasil liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, culminando em um golpe.

A revolução derrubou o presidente Washington Luíz em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e encerrou a República Velha.

Entenda como tudo ocorreu... Em 1929, líderes de São Paulo romperam a aliança com os mineiros, conhecida como “política do café com leite”, e indicaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência.

Em resposta, o presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, apoiou o candidato da oposição do sul, Getúlio Vargas.

No dia 1º de março de 1930, foram realizadas eleições para o Presidente e a vitória foi conquistada pelo candidato do governo, Júlio Prestes, que era o presidente do estado de São Paulo.

No entanto, ele não tomou posse porque o golpe foi desencadeado em 3 de outubro de 1930; ele foi exilado.

Getúlio Vargas assumiu a liderança do governo provisório em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha.

E foi em homenagem a esses eventos, que tiveram o ápice em 24 de outubro de 1930, que Pedro Ludovico Teixeira, três anos mais tarde, decidiu fazer o lançamento da pedra fundamental de Goiânia nesse dia.

E por esse motivo, desde então o Aniversário de Goiânia vem sendo comemorado no dia 24 de outubro, uma grande data comemorativa para o município e o Estado de Goiás.
TUDO SOBRE:

Comentários