![]() |
Adesão do Estado do Pará à Independência do Brasil |
- O dia da Adesão do Estado do Pará à Independência do Brasil é comemorado em 15 de agosto.
Que viu nesse evento a sua completa adesão ao plano político da República Federativa do Brasil, ainda que com ressalvas em relação a uma série de coisas que serão expostas nesse artigo.Antes mantendo forte ligação com a Coroa Portuguesa, o Pará não aderiu à Independência do Brasil, quando esta se concretizou em 07 de setembro de 1822. Houveram diversos eventos que conduziram a esse processo e nós iremos apresentar para você os fundamentos que levaram a isso.
Vem com a gente e descubra por que essa data comemorativa é de suma importância para o povo paraense e para todo o Brasil!
A divisão do Brasil em duas Províncias
Para compreendermos plenamente as razões do Estado do Pará para não aderir de imediato à Independência do Brasil, precisamos nos reportar aos estudos de história e relembrar que nesse período o país estava dividido entre as províncias do Brasil e do Grão-Pará e Maranhão.Os movimentos de luta pela independência surgiram na Província do Brasil, ficando a Província do Grão-Pará e Maranhão praticamente alheias a esse processo.
Isso se deve especialmente ao fato de que a Província do Grão-Pará e Maranhão mantinham suas relações diretamente com a Coroa Portuguesa, em pouco ou nada debatendo com o Governo Brasileiro quaisquer de suas necessidades.
Veja mais informações acessando Calendário Maranhão
As investidas do Governo Brasileiro contra os Estados que não aderiram à Independência
Não foi somente o Estado do Pará que resistiu ao processo de independência do Brasil. Diversos outros estados foram resistentes à ideia e precisaram ser “convencidos” de que a melhor alternativa era se unir definitivamente ao Brasil, abandonando a Coroa Portuguesa.
Isso era algo tão latente que Dom Pedro I, então Imperador do Brasil, ordenou aos militares que fossem aos estados rebeldes exigir que aderissem à independência e se submetessem ao seu domínio. Assim foi feito e um a um os estados foram se curvando ao Imperador do Brasil.
A ideia a princípio não era chegar até o extremo norte do país, onde estava o Estado do Pará, mas em 11 de agosto de 1823 as esquadras militares chegaram ao Pará para apresentar as exigências do Imperador.
Saiba mais sobre Calendário do Pará
Eles portavam uma carta onde diziam que o Imperador ameaçava invadir o território, bloquear o acesso ao porto da capital e sufocar a economia do Estado, já que esta se baseava especificamente em exportações.
Não era o desejo dos governantes do Pará, que preferiam manter suas relações com Portugal, continuando apartados do Brasil administrativa e politicamente.
Mas o receio de que o Imperador cumprisse as ameaças e invadisse o território paraense, fazendo sucumbir a sua economia, fez com que os líderes da sociedade optassem pela adesão à independência.
Foi por esse motivo que o dia 15 de agosto ficou marcado na história como o dia da Adesão do Estado do Pará à Independência do Brasil.
Diferentes pontos de vista
Em muitas oportunidades, especialmente quando da passagem das comemorações do dia da Adesão do Estado do Pará à Independência do Brasil, muitas opiniões são apresentadas sobre o fato, sendo muitas delas contraditórias.Algumas pessoas julgam que tenha sido ruim para o Estado essa adesão. Para outros, foi algo positivo. Mas o fato foi que isso aconteceu e a vida das pessoas continuou a mesma, desde o dia em que se deu o evento.