Calendário do Piauí - PI



O calendário do Piauí 2020 contempla algumas datas que são exclusivas de comemorações locais e isso chama bastante a atenção das pessoas que desejam conhecer o Estado, especialmente aquelas que são amantes da cultura e do turismo brasileiro.




calendário do Piauí 2020
Calendário do Piauí 2020
Com pontos turísticos bastante interessantes, o Piauí se destaca como um dos destinos de maior potencial no Nordeste Brasileiro. É lá que se encontram paisagens belíssimas como o Delta do Rio Parnaíba, que é a foz do Rio Parnaíba.

No local é possível conhecer praias de areia fina, lagoas, ilhas, igarapés, dunas, mangues e muito mais! Também é lá que temos o Parque Nacional da Capivara e o Parque Nacional das Sete Cidades, importantes sítios arqueológicos para o estudo antropológico.

Isso sem falar da cultura e demais belezas naturais que todos os anos atraem turistas de diversos lugares do mundo.

Portanto, se o seu interesse pelo calendário do Piauí 2020 está centrado no desejo de conhecer melhor o Estado, você não irá se arrepender! E por isso a nossa equipe preparou esse post, em que você irá ter acesso a tudo sobre esse assunto!


Ficando por dentro do Estado do Piauí

O Piauí é uma das 27 Unidades da Federação Brasileira, localizado a Noroeste da Região Nordeste e tendo como limites os estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Tocantins e o estado do Maranhão, além do Oceano Atlântico, que apesar de banhar apenas 66 km de seu território, proporciona um ambiente maravilhoso para se conhecer. Isso faz dele o estado litorâneo com menor extensão de costa.
Também é interessante notar que entre todas as capitais do Nordeste, Teresina (capital do Piauí) é a única que não está banhada pelo oceano, o que se deve ao processo de descobrimento e colonização do território que, diferentemente do que aconteceu com os demais estados do Nordeste, foi povoado a partir do interior e em direção à costa. A economia do Estado está baseada em três pilares que são a indústria, a agricultura e a pecuária.

Outra informação que vale a pena anotar é que o Estado do Piauí possui uma cultura extremamente rica, o que faz com que inúmeras festas e comemorações aconteçam no decorrer de todo o ano.

Portanto, é bastante interessante tomar conhecimento do calendário do Piauí 2020 e se organizar para uma viagem ao Estado, pois opções de turismo e diversão certamente não irão faltar!


Conhecendo o Calendário do Piauí 2020

O calendário do Piauí 2020 não possui muitas datas comemorativas e feriados específicos do Estado. Na verdade, são apenas dois, que em breve iremos citar e explicar do que se trata. Apenas queremos esclarecer que as datas referentes ao calendário nacional, embora respeitadas pelo Estado do Piauí, não estarão aqui nominadas.

Falaremos somente sobre as datas comemorativas e feriados próprios do Estado. Para mais informações sobre esse assunto, sugerimos a leitura do artigo que criamos especificamente para essa finalidade, disponível aqui na nossa página e nas nossas redes sociais, ou acessando o site do estado do piauí.

Quanto às datas próprias do Estado, elas são as seguintes:

DATA COMEMORAÇÃO O QUE SE COMEMORA
13/03 Batalha do Jenipapo Relembra o dia em que piauienses, maranhenses e cearenses se uniram para lutar pela Independência do Brasil. A batalha se deu às margens do Riacho Jenipapo e foi uma das mais sangrentas na luta pela independência.
19/10 Dia do Piauí Dia em que os piauienses comemoram a independência do Estado, que aconteceu em Parnaíba no ano de 1822, um mês após o processo de Independência do Brasil em relação a Portugal.


Feriados Nacionais, estaduais e ponto facultativo do estado do Piauí - PI

  • 01 de janeiro (quarta): Confraternização Universal e Ano Novo (Feriado nacional)
  • 24 de fevereiro (segunda): Carnaval (ponto facultativo)
  • 25 de fevereiro (terça): Carnaval (ponto facultativo)
  • 26 de fevereiro (quarta): Quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
  • 13 de março (sexta): Batalha do Jenipapo (Feriado estadual)
  • 10 de abril (sexta): Paixão de Cristo (Feriado nacional)
  • 21 de abril (terça): Tiradentes (Feriado nacional)
  • 1º de maio (sexta): Dia Mundial do Trabalho (Feriado nacional)
  • 11 de junho (quinta): Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 07 de setembro (segunda): Independência do Brasil (Feriado nacional)
  • 12 de outubro (segunda): Nossa Senhora Aparecida (Feriado nacional)
  • 15 de outubro (quinta): Dia dos Professores (ponto facultativo)
  • 19 de outubro (segunda): Dia do Piauí (Feriado estadual)
  • 28 de outubro (quarta): Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
  • 02 de novembro (segunda): Finados (Feriado nacional)
  • 15 de novembro (domingo): Proclamação da República (Feriado nacional)
  • 25 de dezembro (sexta): Natal (Feriado nacional)

Feriados Municipais em Teresina - PI

  • 16 de agosto Aniversário da capital do estado - Teresina (Feriado municipal)
  • 08 de dezembro dia de Nossa Senhora da Conceição (Feriado municipal)
Você gostou da abordagem ao tema e conseguiu esclarecer as suas dúvidas a respeito do assunto? Então não deixe de deixar a sua curtida e o seu comentário!

E se quiser mais informações sobre o calendário de diversos outros estados brasileiros, fique a vontade para navegar pela nossa página e redes sociais para saber tudo sobre o ano civil no Brasil e em suas Unidades Federativas.

Esperamos por você!

Comentários