Calendário do Mato Grosso - MT



O calendário do Mato Grosso 2020 já está disponível para consulta e a fim de facilitar as coisas para você, trouxemos aqui as principais informações sobre ele. Quer ter uma explanação bacana sobre o assunto? Então fique com a gente!




calendário do Mato Grosso 2020
Calendário do Mato Grosso 2020
O Mato Grosso é um Estado formado por múltiplas culturas, sendo as principais delas a africana, a portuguesa, a espanhola, a indígena e a chiquitana, que também é um tipo de cultura indígena. Ou seja, o turismo no Estado é bastante rico e traz opções diversas para as pessoas que decidem ir conhece-lo.

Você terá acesso, num mesmo lugar, à cultura que herdamos do povo africano, dos europeus e dos índios. Algo que enriquece bastante o local não é mesmo?

E qual a melhor maneira de se programar para isso senão tendo conhecimento do calendário do Mato Grosso 2020? É por isso que nós buscamos as melhores notícias sobre o tema e trouxemos aqui para você, em primeira mão, o resultado do que apuramos.

Seja para programar uma viagem, conhecer mais sobre a cultura e os costumes locais ou fazer uma pesquisa escolar, esse assunto será de grande relevância para você!


Sobre o Mato Grosso

O Mato Grosso é uma das 27 Unidades da Federação e se encontra localizado na Região Centro Oeste do Brasil.

A porção norte do Estado é ocupada pela Amazônia Legal, uma extensa área de desenvolvimento pertencente ao bioma Amazônia, sem levar em consideração a posição geográfica de suas unidades pertencentes.

A nível nacional, os seus limites são os estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia. A nível internacional a sua divisa é com a Bolívia.
O Estado abarcava também a área que hoje pertence ao Mato Grosso do Sul, mas houve a divisão geográfica em 1977 pelo Governo Federal, sob a alegação de que o extenso território prejudicava o desenvolvimento da região.

Temos certeza de que você não irá se arrepender se, após tomar conhecimento do calendário do Mato Grosso 2020, tomar a decisão de ir ao Estado conhecer mais sobre seu povo e sua cultura. Afinal, opções de atividades culturais não irão faltar!


O Calendário do Mato Grosso 2020

Há apenas um dia no decorrer de todo o ano que é oficialmente feriado estadual no Mato Grosso. Os demais são comemorados de acordo com o calendário nacional, que já traz diversas datas festivas.
Não iremos nos alongar falando sobre datas comemorativas e feriados nacionais, pois para isso já temos o post que fala especificamente sobre esse tema.

Em nossa explanação sobre o calendário lhe falaremos unicamente sobre aqueles que são os feriados exclusivos do Estado.

No tocante a esse assunto, temos apenas um feriado instituído pelo Governo do Mato Grosso, que é o dia 20 de Novembro (dia da Consciência Negra). Esse dia foi instituído como feriado estadual em memória aos africanos que foram trazidos para a região e ajudaram na construção da sociedade mato-grossense.

Se você quiser mais informações, o governo publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), o cronograma de feriados e pontos facultativos nas repartições públicas do Estado de Mato Grosso para o ano de 2020, confira acessando o site mt.gov.br.

Músicas, danças e festividades

Mas mesmo que o calendário do Mato Grosso não faça menção expressa a isso, há diversas músicas, danças e festividades que ocorrem durante o decorrer de todo o ano no Estado, movimentando a vida das pessoas.

Excelentes exemplos disso são:
  • Cururu;
  • Siriri;
  • Boi à Serra;
  • Rasqueado cuiabano;
  • Lambadão cuiabano.
As opções realmente são muitas e representam a riqueza cultural que o Estado tem para oferecer, dentro ou fora do calendário do Mato Grosso 2020.

Esperamos que as informações tenham sido relevantes e que você tenha esclarecido as suas dúvidas sobre o tema.

No mais, curta nossas páginas nas redes sociais e nos ajude a divulgar os nossos serviços!
Vamos lá?

Comentários