Calendário do Maranhão - MA



O calendário do Maranhão 2020 já está disponível para consulta e para você que está interessado em conhecer mais sobre ele, nós preparamos um excelente material, que de fato irá de encontro aos seus anseios. As melhores atualizações sobre esse assunto com certeza você irá encontrar aqui!



calendário do Maranhão 2020
Calendário do Maranhão 2020
O Maranhão é um dos estados mais plurais do Brasil em todos os sentidos imagináveis, seja em termos de cultura, seja religião ou arquitetura.

Há no Estado fortes indícios de pluralidade religiosa, sincretismo, cidades extremamente modernas e outras em estilo colonial, um folclore vivo e outras festas populares que enchem os olhos e os corações de quem se disponibiliza a conhecer o local.

Quer saber mais sobre festas populares no país? Acesse a Festa de ParintinsCarnaval 2021

E eis a razão pela qual se torna tão interessante procurar conhecer o calendário do Maranhão 2020, porque assim você poderá ter à sua disposição excelentes informações sobre o tema, além de conhecer alguns aspectos culturais e geográficos do Estado. Temos certeza de que será do seu agrado!

Conhecendo o Estado do Maranhão

O Estado do Maranhão é uma das 27 Unidades da Federação Brasileira, localizado na Região Nordeste e fazendo limites com três estados brasileiros: Piauí, Tocantins e Pará, além de estar margeado pelo Oceano Atlântico, o que lhe confere excelentes praias num litoral de tirar o fôlego com uma extensão de 640 km, o que o torna o segundo maior do país.
O Maranhão é o quarto Estado mais rico da Região Nordeste e tem sua economia baseada na indústria, serviços, extrativismo vegetal, agricultura e Pecuária.

Para os turistas o Estado também possui seus encantos não somente em áreas litorâneas, mas também em diversos outros pontos, mesmo quando se adentra o interior do Estado.

E aqui você tem a possibilidade de se preparar bem para uma viagem ao local utilizando-se do calendário do Maranhão 2020, que estamos lhe apresentando em detalhes nessa postagem.

Datas comemorativas e feriados do Estado do Maranhão

Há no calendário do Maranhão 2020 dois feriados estaduais, que são exclusivos do Estado. Mas não há somente esses, sendo que todas datas comemorativas e feriados instituídos a nível nacional são respeitados no Estado.

O ano terá nove feriados entre municipais e estadual. Ao todo, seis serão prolongados. Veja a lista completa clicando aqui.

Não iremos, entretanto, indicar aqui as comemorações que estão descritas no âmbito nacional, mas tão somente nas que são instituídas em esfera estadual. Para maiores informações sobre o calendário nacional, leia nossa postagem que fala especificamente sobre o assunto e conheça tudo sobre o tema.

Os feriados instituídos a nível de calendário do Maranhão 2020:

DATA COMEMORAÇÃO O QUE SE COMEMORA
28/07 Dia da adesão do Maranhão à Independência Comemora o dia em que o Maranhão, que era muito próximo a Portugal, se rendeu e acabou reconhecendo a Independência do Brasil em relação à Coroa Portuguesa.

A adesão à independência é uma data cívica, mas tem gosto amargo para os maranhenses, que não gostariam de aderir ao Brasil independente de Portugal, só o fazendo à base de força. Mas ainda assim há comemorações no Estado a esse respeito.
20/11 Dia da Consciência Negra Tem como finalidade reconhecer o quanto os negros foram importantes no processo de formação da sociedade maranhense, dando-lhes honras por esse motivo.

E sobre os negros, a sociedade maranhense é uma das que mais possui diversidade de religiões, inclusive acolhendo diversas religiões de matriz africana, que normalmente são seguidas por pessoas afrodescendentes. O respeito a essas pessoas no Maranhão é muito grande, sendo um exemplo para o Brasil inteiro.
Saiba mais sobre o Dia da adesão do Maranhão à Independência

Feriados Nacionais, estaduais e ponto facultativo do estado do Maranhão - MA


  • 01 de janeiro (quarta): Confraternização Universal e Ano Novo (Feriado nacional)
  • 24 de fevereiro (segunda): Carnaval (ponto facultativo)
  • 25 de fevereiro (terça): Carnaval (ponto facultativo)
  • 26 de fevereiro (quarta): quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
  • 10 de abril (sexta): Paixão de Cristo (Feriado nacional)
  • 21 de abril (terça): Tiradentes (Feriado nacional)
  • 1º de maio (sexta): Dia Mundial do Trabalho (Feriado nacional)
  • 11 de junho (quinta): Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 28 de julho (terça): Dia da adesão do Maranhão à Independência (Feriado estadual)
  • 07 de setembro (segunda): Independência do Brasil (Feriado nacional)
  • 12 de outubro (segunda): Nossa Senhora Aparecida (Feriado nacional)
  • 15 de outubro (quinta): Dia dos Professores (ponto facultativo)
  • 28 de outubro (quarta): Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
  • 02 de novembro (segunda): Finados (Feriado nacional)
  • 15 de novembro (domingo): Proclamação da República (Feriado nacional)
  • 20 de novembro (domingo): Dia da Consciência Negra (Feriado estadual)
  • 25 de dezembro (sexta): Natal (Feriado nacional)
Essas informações sobre o calendário do Maranhão 2020 lhe foram úteis? Se sim, nos dê o seu feedback para sabermos o que mais lhe agradou.

E conheça as nossas redes sociais, onde as melhores atualizações sobre o calendário nacional e de todos os estados brasileiros estão disponíveis para você!

Comentários