Calendário da Bahia - BA



O calendário da Bahia 2020 é bastante “enxuto”: tem poucos feriados e datas comemorativas exclusivas, aquelas que fazem parte da legislação local.

Os feriados estaduais são apenas três, somado a mais um que é um dia dedicado somente ao comércio. No mais, não há outros, a não ser as datas comemorativas e feriados nacionais, que por obrigação todos os Estados brasileiros têm de comemorar.



calendário da Bahia 2020
Calendário da Bahia 2020
Mas isso não quer dizer que a Bahia não tenha seus encantos e dias de festa que possam chamar a atenção dos turistas em qualquer época do ano.

Afinal, não é a toa que a Bahia é a terra do carnaval! Em todo o Estado você encontra excelentes opções de festas e comemorações, desde a tradição religiosa de matriz predominantemente africana até os shows de axé, que é o ritmo musical mais amado pelos baianos!

Saiba mais sobre o Carnaval 2021

Descubra aqui o calendário da Bahia 2020 e o que o Estado tem de bom para lhe oferecer no decorrer de todo o ano!

O que é que a Bahia tem...???

Bahia, terra dos orixás e do axé... solo sagrado onde os deuses decidiram fazer morada para abençoar a população local e toda a Pátria Brasileira... terra do Senhor do Bonfim, de Bom Jesus da Lapa, de Ogum, de Iemanjá, de Nossa Senhora das Candeias.

Ver também: Festa de IemanjáDia da Consciência Negra

Um lugar místico e simplesmente fantástico no Sul do Nordeste Brasileiro, sendo uma das 27 Unidades da Federação.

Seus limites são todos com Estados Brasileiros, a saber: Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Além disso, há também a divisa com o imenso Oceano Atlântico, fazendo da Bahia um dos Estados mais belos do Brasil devido ao seu longo e lindo litoral!

O calendário da Bahia 2020 é apenas mais um instrumento para você, que deseja conhecer essa terra cheia de maravilhas! E nós iremos apresenta-lo, para que tenha a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o dia a dia do ano desse povo que faz parte da história do Brasil desde o início!

O Calendário da Bahia 2020

Lhe apresentaremos abaixo uma visão geral sobre o calendário e uma breve explicação sobre cada uma das datas apresentadas. Conforme dissemos, são poucas, mas bastante significativas do ponto de vista cultural de seu povo. Para mais informações acesse a pagina do calendário da Bahia aqui mesmo.

Confira abaixo as datas que compõem as comemorações baianas!

DATA COMEMORAÇÃO O QUE SE COMEMORA
25/02 Carnaval Na Bahia, terra do carnaval, essa data é oficializada como feriado, diferente do restante do país, que a trata como ponto facultativo.
24/06 São João Memória em respeito ao Santo Católico, que é de grande admiração pelo povo baiano. Na época desse feriado várias festas juninas tomam conta do Estado.
02/07 Dia da Independência da Bahia Comemora o dia em que a Província da Bahia fez o seu movimento de independência e se inseriu na estrutura brasileira como um Estado-Membro.
17/10 Dia do Comércio Dia em que os trabalhadores do comércio são reconhecidos pelos serviços prestados para a economia do Estado. Esse é um feriado exclusivo para o comércio.
Além desses dias, que são de comemoração do calendário (estadual), há também diversas comemorações municipais que movimentam a cidade por todo o decorrer do ano. Muitas festas religiosas e sociais constroem a cultura desse povo e o fazem ser tão amado e querido no país.

Feriados Nacionais, estaduais e ponto facultativo do estado Bahia - BA


  • 01 de janeiro (quarta): Confraternização Universal e Ano Novo (Feriado nacional)
  • 24 de fevereiro (segunda): Carnaval (Feriado Estadual)
  • 25 de fevereiro (terça): Carnaval - (Feriado Estadual. Diferente do restante do país)
  • 26 de fevereiro (quarta): Quarta-feira de cinzas (Feriado Estadual)
  • 10 de abril (sexta): Paixão de Cristo (Feriado nacional)
  • 21 de abril (terça): Tiradentes (Feriado nacional)
  • 1º de maio (sexta): Dia Mundial do Trabalho (Feriado nacional)
  • 11 de junho (quinta): Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 02 de julho (quinta): Dia da Independência da Bahia (Feriado estadual)
  • 07 de setembro (segunda): Independência do Brasil (Feriado nacional)
  • 12 de outubro (segunda): Nossa Senhora Aparecida (Feriado nacional)
  • 15 de outubro (quinta): Dia dos Professores (ponto facultativo)
  • 28 de outubro (quarta): Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
  • 02 de novembro (segunda): Finados (Feriado nacional)
  • 15 de novembro (domingo): Proclamação da República (Feriado nacional)
  • 25 de dezembro (sexta): Natal (Feriado nacional)

Feriados Municipais em Salvador - Bahia

  • Quarta-feira 24 de junho 2020, Dia de São João, Memória em respeito ao Santo Católico (Feriado municipal)
  • Terça-feira 08 de dezembro 2020, Dia de Nossa Senhora da Conceição (Feriado municipal)
Gostou das informações que trouxemos sobre o calendário da Bahia 2020? Então deixe a sua curtida e compartilhe com os seus amigos a nossa postagem!

E não deixe de conhecer muitas outras postagens sobre os demais Estados Brasileiros aqui na nossa página, para conhecer ainda mais a cultura do nosso povo.

Estamos te esperando!

Comentários