Seja por motivos religiosos, espirituais ou puramente pessoais, os brasileiros levam muito a sério as boas-vindas do ano novo, realizando grandes celebrações e participando de vários rituais e tradições.
![]() |
Réveyllon no Brasil |
- O dia Réveyllon é comemorado em 31 de dezembro.
Além do mais, dezembro é um mês de verão no hemisfério sul, e o clima deslumbrante do Brasil e a beleza natural exuberante fazem dele um excelente destino para as férias de Ano Novo.Saiba mais sobre o Solstício de verão
Sobre as festividades de Ano Novo
O Réveyllon é uma das datas que compõe as festas de final de ano e é bastante aguardado pelas pessoas durante o decorrer de todo o ano.Trata-se de uma festa bastante movimentada, com comemorações de um extremo ao outro do mundo, sempre levando as pessoas a se despedirem de um ano para recepcionarem o ano vindouro.
O que Significa esse Termo?
A palavra “Réveyllon” vem de origem francesa e tem como significado “a virada de uma noite longa”, não necessariamente apenas a noite da virada do ano. Pode designar, por exemplo, a noite de Páscoa (véspera, Sábado de Aleluia), ou mesmo a noite de Natal.No Brasil, entretanto, convencionou-se chamar por esse nome apenas a festa de virada do ano. Essa foi a forma encontrada de dar um nome àquela que viria a ser uma das comemorações mais badaladas em todos os anos.
Família, Festas e Projeções de Futuro
O que torna ainda mais mágica a festa do Réveyllon é que nesse período do ano, em que também se comemora o Natal, as pessoas costumam estar mais sensíveis, buscando reparar seus erros e procurando uma vida nova, além de estarem projetando um casamento, a compra de uma casa, a troca do carro e muitas outras coisas que se comprometem consigo mesmas fazer no decorrer do novo ano.Quanto à forma de se passar essa data, algumas pessoas preferem ficar em casa, na companhia de familiares e amigos mais próximos. Outras têm preferência por ir às festas promovidas das mais diversas maneiras por órgãos públicos e promotores particulares.
Maiores Festas de Ano Novo pelo Brasil
Como um país de dimensões geométricas, o Brasil tem a comemoração de Réveyllon bastante diversificada, sendo que há algumas cidades que se destacam e são o ponto de preferência dos turistas. Dentre elas queremos citar especialmente: Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Salvador e Recife.As festas de virada de ano são um espetáculo a parte e por isso aconselhamos você a não perder, onde quer que esteja nesse dia!
Saiba mais sobre a Véspera de Ano Novo
Algumas tradições para a comemoração do Réveyllon no Brasil
O povo brasileiro possui diversas tradições relativas à passagem do ano e aqui queremos lhe apresentar algumas delas. Confira!
1 - Pular 7 ondas
Se você está na praia quando a meia-noite chega, você deve pular 7 ondas e jogar flores brancas na praia para começar o Ano Novo com sorte, felicidade e prosperidade.
2 - Usar roupas íntimas de diversas cores
Mas engana-se quem pensa que as tradições roupas brancas sejam a única tradição de vestimenta para o brasileiro na virada de ano.
A superstição mais comum é usar peças íntimas de cores com significados diferentes. Vestir branco é essencial, no entanto, as roupas de baixo podem incluir cores diferentes.
Os brasileiros normalmente escolhem a cor de suas roupas íntimas para atrair o que querem.
- Amarelo: atrai dinheiro e prosperidade;
- Rosa: atrai amor;
- Vermelho: atrai paixão;
- Azul: atrai harmonia;
- Laranja: atrai sucesso profissional;
- Verde: atrai saúde
- Roxo: dá mais inspiração.
Diante desse quadro, você só precisa escolher qual cor deseja utilizar no Réveyllon no Brasil e atrair coisas boas para todo o ano que se inicia!
3 - Comida Brasileira de Ano Novo
Comer romã traz riqueza. Você tem que comer sete pequenas sementes e manter as sementes em sua carteira durante a virada do ano.
Não é recomendável comer aves, como peru ou frango, pois esses animais andam para trás ou “regridem em vida”.
4 - Sorte
Manter uma folha de louro na carteira e comer lentilhas lhe traz sorte.
5: Levar muito dinheiro
Sempre passe o Réveyllon com os bolsos cheios de dinheiro, para que você possa continuar o resto do Ano Novo da mesma maneira. Mas, você sabe, tenha cuidado em ir a qualquer lugar com maços de dinheiro em seus bolsos, pois isso pode ser muito perigoso.
A Deusa Iemanjá
Outra tradição do Réveyllon no Brasil, envolve a Deusa Iemanjá, a Rainha do Mar.Muitos brasileiros adoram Iemanjá, que é uma divindade africana. Acredita-se que ela vigie marinheiros e pescadores, controlando o que eles pegam. Ela também é admirada por seu poder e representa a fertilidade e a família.
No Brasil, durante a construção do Réveyllon e da própria noite, os seguidores de Iemanjá vão ao litoral para fazer oferendas. Eles honram Iemanjá fazendo pequenos altares na areia e colocando velas dentro ou espalhando flores brancas pelo mar.
Tradicionalmente falando, à Deusa Iemanjá geralmente são oferecidas coisas que possuem “ânimo”. Isto significa, coisas que podem explodir, subir, desaparecer ou intoxicar. Exemplos disso incluem fogos de artifício e pipoca. Mas, além disso, acredita-se que Iemanjá se admirava, e é por isso que outros itens costumam incluir jóias, pentes, batons e espelhos.
Gostou? Então, bom Réveyllon à moda brasileira!