Festa de São Sebastião



O dia 20 de janeiro é comemorado pela população do município do Rio de Janeiro com a Festa de São Sebastião, data comemorativa importante para os cariocas porque este é o Santo Padroeiro do Município.

Festa de São Sebastião
Festa de São Sebastião
Ao celebrar a sua memória, a população tem a alegria de comemorar um dos santos mais tradicionais e mais amados em toda a cidade e também em todo o Estado.

Por isso nossa equipe teve o cuidado de fazer buscas minuciosas sobre o santo e sua participação na formação da cultura popular e religiosa do município do Rio de Janeiro.

Então se você está buscando mais informações sobre essa data comemorativa, chegou ao lugar certo! Nós estamos aqui para isso! Vamos lá?

Veja também: 23 de abril Dia de São Jorge

Quem foi São Sebastião?

Para falar sobre a Festa de São Sebastião e sua importância, não somente para a população do município do Rio de Janeiro, mas também para os cristãos de todo o mundo, é importante trabalharmos com a ideia de falar sobre sua história e os feitos que o tornaram tão amado pelas pessoas que creem na sua história e na sua intercessão.

Saiba mais sobre o Calendário do Rio de Janeiro

São Sebastião, falecido no ano 288 em Roma, na Itália, cuja festa se celebra em 20 de janeiro, é um cristão primitivo popularizado pelos pintores renascentistas e que se acredita ter sido martirizado durante a perseguição dos cristãos pelo imperador romano Diocleciano.

Conheça a história de São Tiago
De acordo com a sua história, ele nasceu na Gália - França, foi para Roma em 283 d.C e se juntou ao exército do imperador Carino, mais tarde tornando-se capitão sob o comando de Diocleciano.

Quando foi descoberto que ele era um cristão que havia convertido muitos soldados, Sebastião foi condenado a ser morto por flechas.

Os arqueiros deixaram-no para morrer, mas uma viúva cristã cuidou de sua saúde. Ele então se apresentou diante de Diocleciano, que o condenou à morte por espancamento.

Seu corpo, jogado em um esgoto, foi encontrado por outra mulher piedosa, que sonhou que Sebastião lhe disse para enterrar seus restos mortais perto das catacumbas.

Acredita-se que suas relíquias estejam na Basílica de São Sebastião, na Via Appia, para o qual muitos peregrinos foram atraídos na Idade Média.

O Martírio - São Sebastião

Conforme dissemos, houveram dois atentados contra a vida do Soldado Sebastião, sendo eles as flechadas e o espancamento. Das flechadas ele sobreviveu, mas do espancamento, não.

E os artistas do período Renascentista tiveram esse evento como um de seus preferidos para fazer as representações em obras de arte.

Os artistas que se dedicaram a fazê-lo foram Gian Lorenzo Bernini, Sandro Botticelli, Andrea Mantegna, Perugino e El Greco. E as representações de seu martírio conforme conhecemos em geral são obras que retratam um belo rapaz perfurado por flechas.

Essa beleza, aliás, conta-se ser verdadeira. A tradição costuma dizer que Sebastião era realmente um homem formoso, com traços de uma beleza sem igual e singeleza de personalidade que não se abalou sequer no momento de sua morte.

O amor do povo carioca

O carioca costuma celebrar a Festa com imenso carinho porque se identifica com sua história de fé e de luta. É tanto que não somente os cristãos católicos celebram essa festa, mas sim pessoas de todos os credos e inclusive aquelas que não possuem religião.

Isso porque se identificam com a personalidade de São Sebastião, um grandioso batalhador que foi obstinado por seus objetivos e não abriu mão deles sequer no momento de sua morte, que aceitou de bom grado acreditando ser essa a vontade de Deus para sua vida.

Entretanto, é importante ressaltar que a Festa de São Sebastião não é a única que move o município do Rio de Janeiro com tamanho fervor.

Os cariocas dividem seu amor e sua crença entre São Sebastião e São Jorge, também considerado por muitos como seu Padroeiro particular, este também devido à identificação com sua história e determinação para alcançar aquilo que julgava ser o desejo de Deus, custe o que custar.

Nessa Festa de São Sebastião, desejamos que a fé e a perseverança sejam cada vez mais fortes e determinantes na vida dos cariocas, que se inspiram para vencer todas as adversidades da vida!
TUDO SOBRE:

Comentários