![]() |
Dia da Revolução Acreana |
- A independência do Acre em relação à Bolívia e sua instituição como Estado Brasileiro, é comemorado dia 06 de agosto.
O conflito teve duas fases entre 1899 e 1903 e terminou com uma vitória acreana, favorável à República Brasileira, e o subsequente Tratado de Petrópolis, que cedeu o Acre ao Brasil à custa de algumas concessões. O resultado também afetou os territórios disputados com o Peru.Portanto o Dia da Revolução Acreana não só marca o evento que proporcionou a independência do Acre em relação à Bolívia e sua instituição como Estado Brasileiro.
A comemoração se dá sobretudo pelo fato de o país ter obtido uma grande vantagem econômica quando conseguiu manter o Acre como parte de sua Federação.
Ver também Aniversário do Acre
Causas e Antecedentes para a Ocorrência do Dia da Revolução Acreana
A região do Acre possuía ricos depósitos de ouro e uma abundância de madeira, principalmente seringueiras.Desde o final do século XIX até meados do século XX, as seringueiras foram cruciais para a indústria automobilística e de transporte, uma vez que a borracha sintética para a fabricação de pneus e outros objetos só foi descoberta na Segunda Guerra Mundial.
É por isso que a guerra é também referida como a Guerra do Borracha (Guerra del Caucho), pois um dos motivos que levou Jefferson José Torres, governador do Amazonas ao embate era uma taxa de exportação de borracha.
A fronteira entre o Brasil e a Bolívia foi delimitada pelo Tratado de Ayacucho. A província do Acre, um território de cerca de cinco vezes o tamanho da Bélgica, pertencia à Bolívia.
Incorporado no coração da América do Sul, inicialmente o Acre despertou pouco interesse por sua inacessibilidade e aparente falta de valor comercial. Sua população era composta por um pequeno número de índios sem identidade nacional e um punhado de brasileiros e bolivianos.
Saiba mais sobre o Dia do índio
De repente o Acre se tornou Interessante...
Quando o preço da borracha aumentou significativamente no final do século 19, cerca de 18.000 aventureiros e colonos, a maioria do Brasil, foram para o Acre para explorar as seringueiras.
Praticamente não havia estradas para que os principais meios de transporte chegassem, o que fazia com que as pessoas acessassem o Estado por meio de alguns barcos a vapor, canoas e jangadas.
Daí surgiu a cobiça pela região do Acre e a eclosão da Revolução Acreana se tornou apenas uma questão de tempo.
Sobre o Dia da Revolução Acreana
Não foi em apenas um dia que se deu a disputa em que o Brasil saiu vencedor em relação ao Acre. Foram cerca de 4 anos de disputas entre os três países interessados na região, com muitas disputas internas e muitas vezes violentas.Um acordo era necessário, mas conseguir chegar a ele não era fácil, já que os interesses econômicos de cada Estado Soberano estava em jogo naquele momento.
O Tratado de Petrópolis
O instrumento que possuiu eficiência suficiente para colocar fim às disputas foi o Tratado de Petrópolis, ou Ayacucho Bolívia Tratado.Com ele foi celebrado um acordo entre Brasil e Bolívia, em que a Bolívia abriu mão do território do Acre e em contrapartida o Brasil cedeu uma parte do território do Mato Grosso e ainda pagou 2 milhões de libras esterlinas.
Além disso, a Bolívia também exigiu do Brasil a construção da Ferrovia Madeira-Marmoré, que passaria a ser utilizada para o escoamento da produção.
O povo do Acre comemora o Dia da Revolução Acreana com enorme consciência cívica e amor ao Estado e à Pátria, pois reconhece que parte da sua história se escreveu com a contribuição dos bravos guerreiros que se empenharam na batalha pela autonomia do Acre em relação à Bolívia e sua consequente elevação à categoria de Unidade da Federação Brasileira.