Calendário do Rio de Janeiro - RJ



O calendário do Rio de Janeiro 2020 está pronto e já foi divulgado para consulta pública. E a nossa equipe foi a busca das melhores informações para trazer para você em primeira mão todos os pontos relevantes que irão agitar o Estado no decorrer de todo esse ano.



Calendário Rio de Janeiro 2020
Calendário Rio de Janeiro 2020
Terra do samba, do carnaval e do futebol, o Rio de Janeiro reúne diversos elementos necessários para uma excelente viagem de férias, negócios, fim de semana ou outras mais que possam vir a ser programadas por alguém.

E o conhecimento do calendário do Rio de Janeiro 2020 é fundamental para que as pessoas saibam exatamente como e quando buscar diversão ou negócios nas terras cariocas.

Afinal, passeando pelo Estado é possível conhecer um belíssimo litoral e uma região montanhosa estonteante, o Pão de açúcar, o Cristo Redentor, o Corcovado e a belíssima Copacabana e seus encantos, além de muitas outras coisas mais.

Ufa! Realmente é uma experiência única na vida conhecer o Rio de Janeiro e nós queremos lhe ajudar a descobrir isso por meio dessa postagem, em que falamos sobre os feriados e datas comemorativas do Estado no decorrer de todo o ano!

Sobre o Rio de Janeiro

Antes de nos atermos a falar sobre o calendário queremos lhe dar uma visão geral sobre o Estado. O Rio de Janeiro está localizado na Região Sudeste do Brasil, a mais desenvolvida de todo o país.

Suas divisas são com os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, além do Oceano Atlântico, responsável pelas belíssimas praias que lá se encontram. Aliás, é interessante assinalar que o seu litoral é o terceiro maior do país, ficando atrás somente dos estados da Bahia e do Maranhão.

Devido às paisagens naturais encontradas no Estado, que são verdadeiros cartões postais, turistas de todo o Brasil e do mundo inteiro o visitam no decorrer de todo o ano para curtir um clima favorável à diversão em todos os sentidos.

Portanto, conheça aqui tudo o que há de mais relevante sobre o calendário e se prepare porque chegou a sua vez de conhecer a Cidade Maravilhosa e todas as belezas das demais cidades do Estado.

Falando sobre o calendário local

Dentro do calendário do Rio de Janeiro 2020 há três feriados específicos do Estado, que iremos detalhar mais adiante. E dentre estes, gostaríamos de destacar, claro, o feriado de carnaval, já que na cidade do Rio de Janeiro acontece o maior desfile de escolas de samba de todo o mundo.

O carnaval não é feriado nacional, mas o Estado do Rio de Janeiro o consagrou assim por meio de lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado.

Abaixo citamos os feriados exclusivos do Rio de Janeiro, sem citar os que são comemorados a nível nacional. Para informações sobre o calendário nacional, temos uma postagem que fala especificamente sobre esse tema, ou você também pode acessar a lista com todos feriados no Rio de Janeiro em 2020 clicando aqui.

Calendário do Rio de Janeiro

DATA COMEMORAÇÃO O QUE SE COMEMORA
Data Móvel Carnaval Grande comemoração anual, que marca um dos períodos mais longos de festividade no Rio de Janeiro. São feitos os desfiles das escolas de samba, blocos de rua e muitas outras comemorações para a diversão das pessoas.
23/04 Dia de São Jorge Dia em honra ao Santo Guerreiro, do qual o povo carioca é devoto.
20/11 Dia da Consciência Negra Dia em que a sociedade do Rio de Janeiro presta justas homenagens aos afrodescendentes, que muito colaboraram para a formação étnica do povo carioca.

Feriados Nacionais, estaduais e ponto facultativo do estado do Rio de Janeiro

  • 01 de janeiro (quarta): Confraternização Universal e Ano Novo (Feriado nacional)
  • 24 de fevereiro (segunda): Carnaval (ponto facultativo)
  • 25 de fevereiro (terça): Carnaval (ponto facultativo)
  • 26 de fevereiro (quarta): Quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
  • 10 de abril (sexta): Paixão de Cristo (Feriado nacional)
  • 21 de abril (terça): Tiradentes (Feriado nacional)
  • 23 de abril (quinta): Dia de São Jorge (Feriado estadual)
  • 1º de maio (sexta): Dia Mundial do Trabalho (Feriado nacional)
  • 11 de junho (quinta): Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 07 de setembro (segunda): Independência do Brasil (Feriado nacional)
  • 12 de outubro (segunda): Nossa Senhora Aparecida (Feriado nacional)
  • 15 de outubro (quinta): Dia dos Professores (ponto facultativo)
  • 28 de outubro (quarta): Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
  • 02 de novembro (segunda): Finados (Feriado nacional)
  • 15 de novembro (domingo): Proclamação da República (Feriado nacional)
  • 20 de novembro (domingo): Dia da Consciência Negra (Feriado estadual)
  • 25 de dezembro (sexta): Natal (Feriado nacional)

Feriados Municipais em Rio de Janeiro

  • 20/01/2020 ( segunda ) - Dia de São Sebastião, Padroeiro da cidade (Feriado municipal)
  • 01/03/2020 ( domingo ) - Aniversário da Cidade do Rio de Janeiro (Feriado municipal)
Essas informações foram úteis para você, que buscava maiores esclarecimentos sobre o calendário do Rio de Janeiro 2020?

Então não deixe de curtir a postagem e deixar o seu comentário para nossa equipe! E se quiser mais informações a respeito dos feriados dos demais estados brasileiros, leia na nossa página as postagens a esse respeito.

Vamos lá? Esperamos por você!

Comentários