Calendário do Rio Grande do Sul - RS



O calendário do Rio Grande do Sul 2020 trará boas opções de lazer para os gaúchos, que contarão com as opções de diversas datas comemorativas e feriados nacionais para agitar a vida no Estado e por isso nossa equipe decidiu desenvolver essa postagem, onde lhe falaremos tudo a respeito desse tema, além de lhe trazer diversas outras informações interessantes sobre o local.




calendário do Rio Grande do Sul 2020
Calendário do Rio Grande do Sul 2020
O povo gaúcho possui uma riquíssima cultura que vem de origens europeias e o diferencia dos demais estados brasileiros.

Hábitos como comer um bom churrasco, tomar chimarrão, torcer pelo Grêmio ou pelo Internacional e se adaptar a diversas outras tradições locais é quase uma obrigação, mesmo para os que não são naturais do Estado mas nele decidem fixar moradia.

No decorrer do ano civil há diversas comemorações próprias do local e isso justifica a necessidade de se conhecer bem o calendário do Rio Grande do Sul 2020 a fim de se programar para uma viagem, um trabalho escolar, etc.

Falando sobre o Estado do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é uma das 27 Unidades da Federação Brasileira e está situado na Região Sul, tendo como limites no Brasil o estado de Santa Catarina. A nível internacional, seus limites são com a Argentina e o Uruguai.


Além disso, o Estado faz divisa com o Oceano Atlântico, o que faz com que tenha belíssimas praias para o desfrute de quem visita o local. Sua economia se baseia na agricultura, pecuária e indústria. Trata-se do Estado mais populoso da Região Sul e o 5º do país.

Destaque especial para o turismo no Estado damos às Serras Gaúchas, que são um grande polo turístico local, sendo as cidades de Gramado e Canela as principais nesse roteiro.

Especialmente no período do frio mais intenso, que geralmente se estende de maio a agosto, a região é bastante movimentada, assim como no tempo do Natal, quando acontece em Gramado o Natal Luz, um evento tradicional que traz a magia do Natal para as ruas da cidade.

Leia também sobre:

Esses eventos não estão listados no calendário do Rio Grande do Sul 2020, mas são muito importantes para o Estado porque constituem uma importante parcela da renda turística do Estado.


O calendário do Rio Grande do Sul 2020

Há apenas um feriado específico do Rio Grande do Sul listado em seu calendário, ficando os demais a cargo das datas comemorativas e feriados do calendário nacional.

Quanto ao que iremos citar aqui, nos referiremos unicamente às datas comemorativas e feriados do calendário do Rio Grande do Sul, desconsiderando os que fazem parte do calendário nacional.

Para informações a esse respeito, sugerimos a leitura do nosso artigo que fala especificamente sobre esse tema.

O feriado instituído a nível estadual no Rio Grande do Sul é o do dia 20 de setembro,em que se comemora a Proclamação da República Rio Grandense, referindo-se à Revolução que resultou na separação geográfica com o Império.

A ideia, no entanto, não era ocasionar uma separação, mas sim manifestar a insatisfação com a política de impostos adotada pelo Império. Mais tarde esses problemas foram resolvidos e novamente a região voltou a ser considerada como território do Império, mais tarde se transformando no estado do Rio Grande do Sul.


Feriados Nacionais, estaduais e ponto facultativo do calendário do Rio Grande do Sul 2020

  • 01 de janeiro (quarta): Confraternização Universal e Ano Novo (Feriado nacional)
  • 24 de fevereiro (segunda): Carnaval (ponto facultativo)
  • 25 de fevereiro (terça): Carnaval (ponto facultativo)
  • 26 de fevereiro (quarta): Quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
  • 10 de abril (sexta): Paixão de Cristo (Feriado nacional)
  • 21 de abril (terça): Tiradentes (Feriado nacional)
  • 1º de maio (sexta): Dia Mundial do Trabalho (Feriado nacional)
  • 11 de junho (quinta): Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 07 de setembro (segunda): Independência do Brasil (Feriado nacional)
  • 20 de setembro (domingo): Proclamação da República Rio Grandense (Feriado estadual)
  • 12 de outubro (segunda): Nossa Senhora Aparecida (Feriado nacional)
  • 15 de outubro (quinta): Dia dos Professores (ponto facultativo)
  • 28 de outubro (quarta): Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
  • 02 de novembro (segunda): Finados (Feriado nacional)
  • 15 de novembro (domingo): Proclamação da República (Feriado nacional)
  • 25 de dezembro (sexta): Natal (Feriado nacional)
O ano de 2020 promete quase o dobro de prolongamentos de datas nacionais comemorativas no estado do Rio Grande do Sul, confira a lista completa aqui.

Feriados Municipais em Porto Alegre

  • 02 de fevereiro (domingo): Nossa Senhora dos Navegantes (Feriado municipal)
Esperamos que essas informações sobre o calendário tenham trazido as informações que você esperava e que tenham clareado sua mente sobre o decorrer do ano e a cultura do povo gaúcho.

E não deixe de visitar as nossas redes sociais para conhecer mais sobre o nosso trabalho e obter muitas outras informações acerca dos calendários dos demais estados brasileiros e do calendário nacional.

Comentários