Aniversário de Rondônia



O aniversário de Rondônia, comemorado anualmente em 04 de janeiro, é a celebração de um povo que encontrou no Estado a melhor maneira de viver com mais qualidade de vida e alegria.

É por isso que hoje queremos enaltecer essa data comemorativa, que é tão importante para os rondonienses e para toda a nação brasileira!



Aniversário de Rondônia
Aniversário de Rondônia
Você está buscando mais informações sobre Rondônia e chegou até aqui navegando à procura de algo confiável para responder aos seus questionamentos?

Então você está no lugar certo! Fique com a gente e fique sempre muito bem informado a respeito desse assunto e de tudo o que a ele está ligado!

Sobre o Estado de Rondônia

Rondônia é uma das Unidades da Federação Brasileira, sendo o terceiro Estado mais populoso de toda a Região Norte.

De acordo com as estimativas do Censo Demográfico de 2016 ele conta com 1.787.279 habitantes. Sua fundação se deu em 22 de dezembro de 1981, mas a instalação ocorreu apenas em 04 de janeiro de 1982, motivo pelo qual a data de comemoração se dá nesse dia, sendo esta a data comemorativa instaurada no calendário de Rondônia.

Portanto, o mês de janeiro é oficialmente o mês do aniversário de Rondônia, mas trata-se de uma data tão significativa para os rondonienses que desde o dia 22 de dezembro já se iniciam as comemorações, que se estendem até o início de janeiro.


Veja também: Calendário janeiro

Um Estado de “Nova Geração”

O Brasil entrou em um processo de formação territorial há muitos anos, quando foram estabelecidas as bandeiras, as divisões em províncias e, por fim, a criação dos Estados que formariam as Unidades da Federação.

Muitos interesses foram colocados à mesa nessa época, o que levou muitas regiões a se formarem primeiro e outras depois. No caso de Rondônia, essa criação veio tardia, já no final do ciclo de formação territorial do país.

Lembremo-nos de que o Estado de Rondônia foi um dos últimos estados a serem criados, havendo poucos que são mais novos que ele. Portanto, no aniversário de Rondônia, o que se comemora é a história recente de um Estado e não um estado antigo, como muitos outros que possuem séculos de história.

Como tudo começou

A história de Rondônia se desenha há bastante tempo, sendo marcada por eventos consistentes em sua economia, o que foi determinante para que mais tarde ele fosse criado.

A princípio a extração da borracha e da castanha do Pará era a atividade econômica que sustentava a região e rendia lucros para a Província, sendo difícil pensar em independência nessa época.

Mas essa história não prevaleceu para sempre. Entre as décadas de 1960 e 1970 houve uma grande transformação no desenvolvimento da economia local, o que mudou completamente os rumos da região antes considerada submissa. Isso se baseou especialmente nos seguintes fatores:
  • Os incentivos fiscais aos empreendimentos privados;
  • Os maciços investimentos do Governo Federal em diversas frentes na região;
  • Os projetos de construção de rodovias;
  • A implantação de núcleos de colonização.
Tudo isso chamou a atenção de diversas pessoas ligadas a esse tema e levou a um significativo aumento das migrações para a região, sendo que o maior número de pessoas que migraram eram oriundas do Centro-Sul.

Ressaltemos, ainda, que o acesso menos burocrático às terras, que eram boas e baratas, levou os empresários interessados em investir na agropecuária e na indústria madeireira a procurar a região para fixar moradia e estabelecer seus negócios.

Portanto, foi somente no início da década de 1980 que houve o desfecho dessa história com a criação do Estado, mas tudo já estava de alguma maneira colaborando com esse evento que historicamente ficaria conhecido como o Aniversário de Rondônia.

Aos rondonienses deixamos nesse dia de festa os nossos parabéns e o mais sincero desejo de que todos os anseios da população sejam plenamente satisfeitos, auxiliando em tudo aquilo que vierem a precisar.

Forte abraço e até mais!

Outras Datas Comemorativas

15 jun. Aniversário do Acre
05 out. Aniversário de Tocantins.
TUDO SOBRE:

Comentários